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quinta-feira 21 novembro 2024
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Em 18 horas, 37,3 milhões fazem consulta sobre dinheiro esquecido

Nova plataforma sobre valores a receber começou a funcionar nesta segunda; saques serão liberados a partir de 7 de março

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Banco Central (BC) informou que foram feitos 37,335 milhões de consultas de CPFs e CNPJs nas primeiras 18 horas do serviço Sistema Valores a Receber (SVR). A nova plataforma, aberta no fim da noite desse domingo, permite que pessoas e empresas consultem se existe dinheiro “esquecido” em instituições financeiras onde tiveram conta.

Segundo o BC, até as 18h30min, foram 29.592.071 consultas de pessoas físicas sem saldo e 6.934.903 com saldo. De empresas, foram registradas 737.729 consultas sem saldo e 71.154 com saldo.

O Sistema Valores a Receber já pode ser acessado pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Basta informar o CPF ou o CNPJ e a data de nascimento ou a de abertura da empresa.

A nova plataforma também registrou instabilidade e chegou a sair do ar no início da tarde desta segunda-feira, mas voltou a funcionar minutos depois.

O novo endereço teve de ser criado após o aumento dos acessos provocar pane no portal do Banco Central em 24 de janeiro deste ano.

O SRV possibilita que a população confira se deixou dinheiro em contas encerradas com saldo disponível ou devido a tarifas cobradas indevidamente em operações de crédito, por exemplo.

A consulta sobre valores esquecidos vai ser feita em duas fases. O BC calcula que há R$ 3,9 bilhões em valores esquecidos nas instituições financeiras nessa primeira etapa, de 28 milhões de CPFs e CNPJs. No total, o montante chega a R$ 8 bilhões.

Caso tenha valores a receber, o usuário vai ser informado sobre a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente. Para dar andamento no processo, é necessário estar cadastrado na plataforma Gov.br, do governo federal.

A divisão de agendamentos deve se dar de acordo com o ano de nascimento – para pessoa física – ou de criação da empresa – para pessoa jurídica.

Para datas de nascimento ou criação de empresas antes de 1968, o período de agendamento de consulta e resgate vai de 7 a 11 de março, com repescagem no dia 12.

Para quem nasceu ou criou a empresa entre 1968 e 1983, o intervalo é de 14 a 18 de março, com repescagem no dia 19.

Para pessoas nascidas ou empresas criadas após 1983, o agendamento vai de 21 a 25 de março, com repescagem no dia 26.

Usuários que perderem a data do agendamento original e a repescagem poderão consultar ou solicitar o resgate do saldo existente a partir de 28 de março.

FONTE R7



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