Saída de Leandro de Lemos foi a 27ª baixa na atual gestão da Prefeitura de Porto Alegre
Eduardo Cidade é o novo secretário do Desenvolvimento Econômico | Foto: Luciano Lanes / PMPA / CP
O secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício de Porto Alegre, Leandro de Lemos, deixou na tarde desta terça-feira o comando da Pasta. Essa é 27ª baixa na atual gestão desde janeiro de 2017 – uma média superior a uma por mês. Lemos era o secretário-adjunto quando o vereador Ricardo Gomes voltou ao Legislativo em agosto de 2017. Desde lá, esteve no exercício do cargo. Em nota, o prefeito anunciou Eduardo Cidade como o novo titular do Desenvolvimento Econômico. Ainda conforme o governo, Lemos permanece na pasta até 15 de novembro para fazer a transição.
Eduardo Cidade foi gerente de Relações Institucionais da Rede Walmart por mais de dez anos. Também atuou como secretário-executivo do Conselho Regional de Desenvolvimento e superintendente da Protege Medicina Empresarial e Assistencial. É formado em Administração pela Universidade de Cruz Alta. “O Eduardo já estava próximo da nossa administração, acompanhando de perto os projetos de empreendedorismo de Porto Alegre. Pela sua trajetória e experiência profissional, tem muito a acrescentar ao nosso governo”, destacou Marchezan. “Entro para o time com o objetivo de seguir o bom trabalho desenvolvido e com a missão de aprofundar a atração e o destravamento de investimentos no município”, comentou Cidade.
Entre as ações realizadas por Leandro de Lemos no Desenvolvimento Econômico está a criação do novo e integrado Escritório de Licenciamento, setor responsável pela aprovação de projetos edifícios. Lemos trabalhou pela redução do tempo na abertura de empresas, totalizando mais de 26 mil negócios abertos através da Sala do Empreendedor, a liberação de projetos prioritários como o Cais Mauá, Parque do Pontal, Shopping Belvedere, entre outros, totalizando investimentos na cidade de aproximadamente R$ 7 bilhões.
Ele também auxiliou no licenciamento de 3,6 mil atividades realizadas pelo Escritório de Eventos, a retomada do Centro Histórico no combate ao comércio ilegal, totalizando mais de 70 mil itens apreendidos somente em 2018, além de um conjunto de ações que orientam o plano de desenvolvimento econômico da cidade. “Gostaria de agradecer ao prefeito Nelson Marchezan Júnior, ao vice-prefeito Gustavo Paim e a todos os colegas da prefeitura, em especial à equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pelos resultados obtidos e experiência acumulada durante o período de nossa convivência”, declarou Leandro de Lemos.
O prefeito destacou o trabalho realizado na pasta do Desenvolvimento. “Nos ajudou a criar um novo ambiente mais propício aos investimentos na cidade. O Escritório de Eventos e o Escritório de Licenciamento são iniciativas exemplares de como é possível trabalhar de maneira inovadora, em parceria com a iniciativa privada, em favor de toda a população porto-alegrense”, afirmou Marchezan.
Correio do Povo