Republicano contraria pesquisas e provoca reviravolta ao derrotar Hillary Clinton
Republicano contraria pesquisas e provoca reviravolta ao derrotar Hillary Clinton | Foto: AFP / CP
Contrariando grande parte das pesquisas, o republicano Donald Trump é o novo presidente dos Estados Unidos. O polêmico empresário confirmou vitórias nos estados-chave da Flórida, Ohio e Carolina do Norte e garantiu, nesta terça-feira, um caminho até a Casa Branca no enfrentamento contra a democrata Hillary Clinton. Apesar do representante de campanha ter anunciado que a democrata não iria se manifestar, ela telefonou para Trump e concedeu a derrota.
Numa disputa voto a voto, apesar das margens apertadas, Trump conseguiu alterar o mapa eleitoral que indicava primazia democrata em vários pontos. Os republicanos pintaram localidades com Wisconsin, Flórida, Ohio e outras de vermelho, superando os 270 delegados necessários para retomar a Casa Branca. Via de regra, estes delegados seguem a instrução de voto da população, mas caberá a eles confirmarem e nomearem o vencedor.
Com um histórico de polêmicas e declarações machistas e xenófobas, Trump recoloca o Partido Republicano na Casa Branca – ainda que caciques da legenda não o tenham apoiado – depois de dois mandatos consecutivos do democrata Barack Obama, com altos índices de aprovação. Obama deverá passar o mandato presidencial a Trump no “Inauguration Day”, em 20 de janeiro.
Correio do Povo