Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

‘Dia triste para os EUA’, declara após indiciamento em tribunal

‘Dia triste para os EUA’, declara após indiciamento em tribunal

Ex-presidente se declarou inocente de quatro acusações relativas ao comportamento dele durante e após a eleição de 2020

Foto: Reprodução/Twitter
Donald Trump criticou nesta quinta-feira as acusações de conspiração eleitoral apresentadas contra ele em um tribunal de Washington e afirmou que era vítima de “perseguição de um adversário político”, depois de se declarar inocente.
O ex-presidente americano, que é o favorito para a indicação presidencial republicana em 2024, disse aos repórteres que era um “dia muito triste para os Estados Unidos”, antes de embarcar em um avião particular após a breve audiência na capital do país.
Em um documento de 45 páginas publicado na terça passada, o procurador especial Jack Smith acusou Trump de minar as bases da democracia americana ao tentar alterar a apuração dos votos nas eleições presidenciais de 2020. Sem precedentes, a acusação é particularmente grave, considerando-se que ele era o presidente em exercício no momento dos fatos.
Já as outras acusações criminais apresentadas contra ele este ano – uma por fraude contábil após o pagamento de dinheiro a uma atriz pornô para comprar o silêncio dela, e outra, por ter colocado a segurança nacional em perigo com a gestão negligente de documentos confidenciais – correspondem a um período anterior e posterior ao mandato, respectivamente.
O tribunal onde foram lidas as acusações fica perto do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos. Centenas de partidários de Donald Trump atacaram o prédio em 6 de janeiro de 2021, em uma tentativa de impedir a certificação da vitória eleitoral do democrata Joe Biden.
FONTE Correio do Povo, com AFP



error: Content is protected !!