Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Dez partidos defendem Alexandre de Moraes contra pedido de impeachment

Duas notas foram publicadas em nome de DEM, MDB, PSDB; e PT, PDT, PSB, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade e PCdoB

Ministro virou principal alvo de críticas do presidente e apoiadores

Ministro virou principal alvo de críticas do presidente e apoiadores 

Dez partidos se manifestaram neste domingo contra o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, alvo de uma inédita tentativa de destituição por parte do presidente Jair Bolsonaro. Em duas notas separadas, os presidentes nacionais de DEM, MDB e PSDB, de um lado, e PT, PDT, PSB, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade e PCdoB, de outro, saíram em defesa do ministro e cobraram respeito à independência dos poderes.

A manifestação dos dez partidos, todos com representantes no Congresso Nacional, reforça a tese de que o processo terá dificuldade de prosperar, como preveem lideranças parlamentares. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já disse que não antevê fundamentos na denúncia. Somadas, as bancadas reúnem 43 senadores.

Para os presidentes do DEM, MDB e PSDB, o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de um “injustificado pedido de impeachment, claramente revestido de caráter político”. “É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo”, afirmam.

A nota dos partidos de esquerda classifica a denúncia de Bolsonaro como inepta e infundada. Para eles, Bolsonaro faz uso de “violência institucional”. As siglas também citam que, além de Moraes, o ministro Luís Roberto Barroso, é vítima de campanha difamatória. Os partidos pedem que ambos sejam “protegidos”.

Nos últimos dias, Bolsonaro tem reiterado ofensas e ameaçado protocolar um pedido de impeachment contra Barroso. “A República se sustenta em três Poderes independentes e harmônicos entre si. É preciso respeitar cada um deles em sua independência, sem intromissão, arroubos autoritários ou antidemocráticos. Há remédios constitucionais para todos os males da democracia”, dizem PT, PDT, PSB, Cidadania, PV, Rede Sustentabilidade e PCdoB.

Correio do Povo




error: Content is protected !!