Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Cunha garante cumprimento de decisões do STF, mas aponta dúvidas sobre impeachment

Presidente da Câmara avalia que autoconvocação do Congresso durante recesso fica enfraquecida

Presidente da Câmara avalia que autoconvocação do Congresso durante recesso fica enfraquecida | Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados / CP

                               Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, afirmou nesta quinta-feira que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rito de impeachment serão respeitadas e cumpridas. Ele ressaltou, porém, que ainda há dúvidas que precisam ser sanadas.

Cunha avaliou que houve mudança de jurisprudência no rito e disse que serão necessários esclarecimentos do Supremo sobre a eleição da comissão especial do impeachment, sobre as candidaturas avulsas em eleições da Câmara e sobre procedimentos nas próximas eleições da Mesa Diretora da Casa e das comissões. “Se o Plenário rejeitar a chapa única, então não vai ter comissão?”, questionou Cunha.

O presidente da Câmara disse que eventuais medidas sobre as decisões do STF só serão anunciadas na próxima segunda-feira, após reunião de líderes partidários. Ele não descartou a possibilidade de apresentar embargos de declaração para buscar esclarecimentos do STF, mas lembrou que isso apenas pode ocorrer após a publicação do acórdão.

Diante da decisão, Cunha disse achar pouco provável a autoconvocação do Congresso Nacional durante o recesso parlamentar, já que essa medida só pode ser tomada com a aprovação da maioria absoluta da Câmara e do Senado. Na avaliação dele, os senadores já estão desmobilizados.
Correio do Povo



error: Content is protected !!