Cresce o ingresso de turistas estrangeiros pelas fronteiras gaúchas, revela Polícia Federal
Mais de 100 mil pessoas entraram no país, em 20 dias, conforme o controle migratório
Mais estrangeiros buscando fazer turismo no Brasil cruzaram a fronteira terrestre do Rio Grande do Sul, de 15 de dezembro a 4 de janeiro, no comparativo com a mesma época, um ano atrás. De acordo com a Polícia Federal, dados dos postos de controles migratórios indicaram a passagem de 110 mil estrangeiros na atual temporada, contra cerca de 17 mil, no verão anterior.
Majoritariamente, são argentinos e uruguaios entrando no país. Somente por Uruguaiana, o maior portal terrestre de entrada do RS, 60 mil estrangeiros passaram nos últimos 20 dias.
Para facilitar o trâmite migratório, a Polícia Federal orienta os estrangeiros a realizarem o pré-cadastro em um formulário disponível no site www.pf.gov.br.
O turista insere previamente os dados pessoais, agilizando todo o procedimento e o lançamento no Sistema de Tráfego Internacional. A leitura das informações é feita no momento da imigração, gerando em um QR-Code. O controle migratório confere, então, a documentação necessária para a entrada no Brasil.
A Polícia Federal reforçou o efetivo, para a temporada atual, com a mobilização de 70 servidores para atuarem no atendimento aos turistas nos principais pontos de controle migratório entre dezembro e fevereiro.