Search
sexta-feira 11 abril 2025
  • :
  • :

CPMI vai apurar suposto vazamento de dados financeiros de Bolsonaro e Mauro Cid

CPMI vai apurar suposto vazamento de dados financeiros de Bolsonaro e Mauro Cid

Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acusou assessores da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), de serem responsáveis pela divulgação

Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, o deputado Arthur Maia (União Brasil-BA), determinou a investigação de um suposto vazamento de informações bancárias do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do tenente-coronel do Exército Mauro Cid, que era ajudante de ordens do ex-chefe do Executivo federal.
Os dados foram incluídos em um relatório sigiloso do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), divulgado pela imprensa na última semana. Entre os documentos vazados, há a informação de que Bolsonaro recebeu valores por Pix somando R$ 17,2 milhões.

“É preciso descobrir se isso, de fato, foi atípico. Diante disso, defiro em parte a questão de ordem para determinar a apuração do incidente. Inicialmente, solicitarei à própria assessoria desta presidência que proceda a esta apuração, e, caso seja identificada a necessidade de uma apuração mais técnica, nós encaminharemos este assunto para a Polícia Federal, para que a Polícia Federal, através de um inquérito pertinente, possa apurar as responsabilidades”, afirmou Maia.

Durante a reunião da CPMI, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) acusou os assessores da relatora, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), de serem os responsáveis pelo vazamento. Em resposta, Eliziane disse que solicitou à presidência do colegiado que proceda com a investigação sobre o vazamento e reiterou confiança na equipe da relatoria.Ela também afirmou que, além de assessores do próprio gabinete, também compõem a relatoria da CPMI servidores de carreira do Senado, da Polícia Federal, da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Banco Central e da Receita Federal.“Falo com total tranquilidade que lamentei profundamente o vazamento dessas informações, porque traz prejuízos graves para o trabalho e para a investigação. Minha solidariedade e minha total confiança nos profissionais, que têm feito um trabalho com dedicação e probidade”, afirmou.

FONTE R7



error: Content is protected !!