Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Coxinha de frango com massa de batata doce

Coxinha de frango com massa de batata doce

 Quem não gosta de coxinha de frango ? Agora imagine poder comer uma variação da receita que, além de ser igualmente saborosa, ainda vai contribuir com seu objetivo.

Pois é.

É difícil encontrar alguém que não goste de coxinha de frango,  porém os ingredientes usados para fazer a receita clássica, e principalmente o preparo dela, estão longe de serem saudáveis.

A massa original costuma ser feita usando trigo refinado e margarina, e posteriormente mergulhada em óleo vegetal para ser frita.

Trigo refinado é “ótimo” para gerar picos de insulina desnecessários e facilitar o acúmulo de gordura. Já a margarina é péssima por si só, mais ainda quando frita em óleo vegetal como canola e coisas do gênero.

Estes ingredientes são uma combinação perfeita para bagunçar a sua insulina e fornecer gorduras ruins que vão gerar inflamação, podendo diminuir sua testosterona e favorecer o aparecimento de vários outros problemas.

Veja também -> Testosterona baixa: 7 sinais óbvios e causas comuns

Isso tudo sem mencionar a quantidade de calorias que esta combinação acaba tendo, o que pode extrapolar sua necessidade diária sem você perceber e fazer você acumular gordura, mesmo que o alimento fosse 100% saudável.

Claro, também não podemos ser extremistas. Comer estes alimentos esporadicamente (de vez em nunca), provavelmente não vai prejudicar tanto o seu progresso.

Mas temos que ter em mente que qualquer tentativa para substituir alimentos de má qualidade por alimentos de qualidade superior, sempre será válida.

Veja também -> 10 alimentos que atrapalham a hipertrofia muscular

Sem contar que estes pequenos esforços, quando somados no decorrer do tempo, farão você ter mais resultados e uma saúde muito melhor. Você só tem a ganhar.

No caso da coxinha de frango, como vimos, os principais problemas estão na massa e modo de preparo.

Porém podemos contornar este problema facilmente usando batata doce no lugar do trigo e preparar a receita usando o forno (e não fritando em óleo).

A batata doce, para quem não sabe, é uma fonte de carboidrato complexo rica em fibras, que tem o poder de baixar a carga glicêmica da refeição como um todo.

Isto significa que o pico de glicose no sangue gerado pela refeição será mais gradual, o que faz com que o pico de insulina seja igualmente controlado, diminuindo as chances de acumular gordura e evitando liberação desnecessária de insulina, que por si só tem seus benefícios.

Batata doce também fornece vitamina A, magnésio, manganês, cálcio e outros. Já o trigo refinado ? Absolutamente nada de nutrientes. Simplesmente calorias vazias.

E não se esqueça que ainda temos o frango, que misturado na mesma refeição que a batata doce, se torna uma refeição anabólica perfeita para quem deseja hipertrofia ou evitar perda de massa muscular em fase de cutting.

Enfim, fazer coxinha de frango com massa de batata doce é a variação perfeita para quem gosta deste alimento, mas quer manter a qualidade da dieta, quebrar a rotina e ainda produzir mais resultados.

Como fazer coxinha de frango usando massa de batata doce

Tempo de preparo: cerca de 30 minutos.
Rende quantas porções: 10 coxinhas (mas vai depender de quanta massa você usar para moldar cada uma delas).

Logo de cara, a receita parece ser complicada, mas não é. Porém, no texto, iremos explicar passo a passo cada detalhe da receita, até mesmo para quem nunca cozinhou na vida.

Se você já tem cerca experiência na cozinha, será possível pular os primeiros passos e ir direto ao que interessa (a coxinha).

Ingredientes

  • 300g de batata doce cozida e amassada;
  • 250g de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 tomate sem pele e sem sementes;
  • 1 dente de alho picado;
  • 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (ou aveia);
  • 1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga sem sal;
  • Sal, pimenta e outros temperos a gosto.

Para preparar a batata doce

  1. Descasque as batatas e cozinhe em uma panela até que elas fiquem macias ao furar com um garfo;
  2. Agora amasse as batatas usando o garfo, amassador de batata ou faça isso;
  3. Tempere a batata amassada com um pouco de sal.

Para preparar o frango

  • Cozinhe o peito de frango inteiro usando uma panela de pressão por cerca de 20 minutos;
  • Com o frango cozido e ainda na panela, simplesmente descarte a água e chacoalhe o frango dentro da panela para desfiá-lo instantaneamente. Não entendeu ? Veja o vídeo abaixo:
  • Em uma panela, doure o alho e a cebola na manteiga ou óleo de coco, em seguida coloque o tomate;
  • Agora coloque o frango já desfiado e tempere como desejar;
  • Deixe refogando por três minutos e depois misture com o requeijão light.

Como fazer a coxinha (finalmente)

  1. Preaqueça o forno a 200 graus C;
  2. Com a massa (batata doce amassada), faça bolinhas que serão as coxinhas;
  3. Agora abra um buraco na bolinha com o polegar para colocar o frango desfiado dentro;
  4. Feche o buraco para formar a coxinha;
  5. Em um prato, role a coxinha na farinha de linhaça ou aveia usando;
  6. Coloque em uma assadeira e deixe assando no forno por cerca de 15 minutos;

Ficha nutricional para 10 coxinhas

Proteínas: 50g
Carboidratos: 51g
Calorias: 600kcal
Gorduras: 4~5g

Lembrando que a ficha nutricional é válida para 10 coxinhas (e o total de ingredientes usado na receita). Isto não significa que você vai comer tudo de uma só vez.

Palavras finais

O objetivo desta receita é simplesmente fornecer uma alternativa para quem gosta de coxinha de frango, mas quer inserir este alimento na dieta com mais frequência sem se preocupar com os males que ele pode causar e ainda adicionar nutrientes úteis para a manutenção da massa muscular.




error: Content is protected !!