Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Corações Humildes – Claudio Vogt

Resultado de imagem para Igreja São Francisco de Assis porto alegre rs

CORAÇÕES HUMILDES

Numa tarde de dezembro, saí por aí sem destino. Eu precisava desabafar, pensar, entender… Por que algumas iniciativas não deram certo? A lenta aproximação de mais um Natal deixava a Capital do Rio Grande com a sensibilidade à flor da pele… Ensinaram-me a confiar. É uma grande lição. Mas confiar em quem? Um Tenente da Academia Militar das  Agulhas Negras me ensinou que, na vida, há pessoas certas e pessoas erradas… Taiguara disse que não queria a juventude assim perdida… Eu não quero a Pátria assim perdida!  Já não estava mais só: caminhava com a tristeza…

Numa esquina qualquer, dobrei para a esquerda. Dobrei por dobrar. Seguia uma trilha perigosa: a indiferença. Na calçada, passei por um gaúcho idoso, pilchado, deitado, dependente químico… Ele não quis ser ajudado… Uma bola pequena “foge” de um pátio. Tentava encontrar explicações para episódios e mágoas… Quem controla a falsidade dos corações? Debaixo deste céu azul, parece que nada é igual… ver e não ver, sentir e não sentir, crer e não crer…

O Escritor Alemão Johann Wolfgang Von Goethe ensinou que nem todos os caminhos  são para todos os caminhantes. Há homens que nos orgulham. Há homens que nos envergonham. Alguns exaltam o Livro, mas não publicam o trabalho dos escritores. Há soldados e soldados… Todos precisam de medalhas. Todos precisam de perdão…

Os medicamentos estão caros. Algumas famílias não conseguem comprar. Chegam até a cancelar o tratamento médico… O numerário para os remédios deve vir do Orçamento da União. O Brasil é um dos países que mais cobra impostos no mundo… Alguns prefeitos fornecem, gratuitamente, os medicamentos ao Povo!

Nas minhas caminhadas, encontrei aposentados insatisfeitos… alguns revoltados. Para eles fica claro que a nossa Pátria é duas! Os aposentados brasileiros tiveram seus salários diminuídos nos últimos anos. Desempenham outras atividades profissionais… para não passar fome! Morrem de tristeza, quando o jornal publica aumentos generosos para categorias que já recebem salários polpudos… É justo? O que significa isso? Significa que o Líder não paga os idosos, de acordo com a grandeza do trabalho que  fizeram… para construir o Brasil…

Os nossos queridos mestres nunca foram remunerados de acordo com a nobreza da profissão…  Mais do que todos, sabem que a Educação é o caminho… para a felicidade. Eles têm a importante missão de transformar crianças inexperientes … em cidadãos honestos e felizes…

Oh! Que saudade de um BRASIL que não existe mais!  A Palavra era um valor, cultuado com orgulho… Às vezes, penso que a Palavra já não vale mais nada… E a Confiança? Por que trabalham tanto para fortalecer as marcas? Alguns espertos já não cumprem o que foi decidido nas reuniões… Fazem pouco caso da Honestidade. O futuro, porém, vai provar que a corrupção prejudica a todos!

E a amizade? Outrora, valor tão belo… Um amigo leal, compreensivo, confiável, presente nas horas amargas… é uma espécie de riqueza… Um Amigo verdadeiro mostra as maravilhas do mundo… É com melancolia que encontro conspiradores da Família… Eles acreditam que podem ser felizes sem ela…

A Língua Portuguesa é patrimônio nacional. Orgulho a um tempo, prazer a outro… Ferramenta áurea que o saber lapida… Silente clama  por estudo profundo…

Um automóvel de luxo não respeita a faixa de segurança. O egoísmo falou mais alto… Se o motorista afoito tivesse parado, poderia ter visto a beleza dos enfeites de Natal…

Decidi entrar na Igreja São Francisco de Assis. Estava fechada. E agora…?… Um Soldado conduz o Menino, de volta para casa, com a bola e o sentido da vida… imitada pelo Cinema: eu estava vivendo “Um Dia de Fúria”…

Velha charrete surge. Desloca-se pela Rua São Luiz, no sentido Centro-bairro. Conduzida por homem pobre. Transportando crianças alegres, cães atentos e sacolas de plástico. Não cabe mais nada! O cavalo, ensinado, ao trote, quer voltar para casa…

Na frente da Igreja, aquele sofrido chefe de família levanta-se, lentamente, equilibrando-se… correndo o risco de cair… Com elegância,  fé e devoção, faz o Sinal da Cruz… que a saudosa Mãe ensinou, quando pequeno…

Os sinos tocam. As portas da Igreja se abrem. Pequeno milagre, escondido na poluição da Cidade grande… Bela orquídea, a brotar por entre as pedras… Aquele gesto nobre, de um coração puro, serenou as águas da minha revolta… A fome não expulsa Deus do coração brasileiro! A miséria não cala a voz de Jesus na alma verde e amarela! Vamos começar de novo, ainda nesta tarde! O Altíssimo e Jesus de  Nazaré estão vivos…  nas profundezas dos corações  humildes…

                                                           

Claudio Frederico Vogt

cfvogt@yahoo.com.br




error: Content is protected !!