Search
sábado 27 abril 2024
  • :
  • :

Constantina – Policia Civil deflagra Operação Saque Rápido

POLÍCIA CIVIL DESARTICULA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA QUE PRATICAVA ESTELIONATO ELETRÔNICO CONTRA CORRESPONDENTES BANCÁRIOS NO RS

Nesta manhã (23) a Polícia Civil de Constantina, sob coordenação do Delegado Tiago Bittencourt, deflagrou a Operação “Saque Rápido”, que apurou os delitos de Estelionato Mediante Fraude Eletrônica e Organização Criminosa.

Foram cumpridos 09 Mandados de Busca e Apreensão, sendo: 03 em Constantina, 03 em São Leopoldo, 01 em Porto Alegre e 02 em Panambi. Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, que comandava a organização criminosa, o qual possui 09 condenações por delitos patrimoniais e estava no regime domiciliar. As buscas resultaram na apreensão de diversos objetos de interesse da investigação, tais como cartões, extratos bancários, celulares, um veículo, entre outros.

A investigação da organização criminosa durou sete meses e apontou que o
grupo aplicava golpes, por meio de ligação telefônica e WhatsApp, tendo como vítimas correspondentes bancários. Durante os contatos com as vítimas o golpista se identificava como “RENAN SILVEIRA”, representante do “Banco do Brasil”, da “Caixa Econômica” e/ou “FEBRABRAN”. O golpista ofercia vantagens para as vítimas e solicitava que efetuassem depósitos em contas de terceiros (laranjas) e que digitassem códigos na máquina de correspondente bancário que geravam pagamentos que resultavam em benefícios aos criminosos.

A Polícia identificou, até o momento, que a rede criminosa aplicou os golpes em vítimas de 27 cidades do Rio Grande do Sul, 01 em Tocantins e 01 e Goiás.

Foram identificadas 89 contas utilizadas por laranjas. O líder da organização atuava com familiares e amigos, e atraía novos integrantes que cediam a conta bancária para entrada dos valores das vítimas, em troca de ganhos financeiros.

A operação contou com o apoio de 40 Policiais Civis, sendo da 28ª DPRI Carazinho, da 14ª DPRI Palmeira das Missões, da CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais
da Polícia Civil) e da DIPAC/DPI (Divisão de Inteligência do Departamento de Polícia do Interior-DPI).

Fonte: Serviço de Comunicação Social da 28ª DPRI.




error: Content is protected !!