Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

COMO O COACHING PODE FAZER SUA CARREIRA DECOLAR

Os serviços de coaching
têm sido cada vez mais procurados por pessoas físicas e empresas. 

Na SBCoaching , por exemplo, nos últimos dois anos, cresceu  400%
o número de alunos que passaram pela escola.

Coach, numa tradução
inglesa, é o cocheiro –  aquele que leva alguém de um lugar a outro. 

Com
um método baseado em perguntas, o consultor coach descobre quais são os desejos
profissionais do coachee, pessoa que passa por esse processo – e o ajuda a
concretizar o plano.

Aperfeiçoamento
Ascender na carreira,
encontrar um novo rumo profissional, aprender a melhorar o relacionamento
interpessoal ou liderar equipes são algumas das necessidades dos coachees.
 O
coaching é planejado em etapas e tem início, meio e fim. 

Quando o coachee
começa o processo, tem de saber aonde quer chegar. 

Tendo claro qual é o
resultado pretendido, o coach ajuda seu cliente a desenvolver habilidades
técnicas ou comportamentais, em curto espaço de tempo.

Não raro, o coaching é
comparado à terapia psicanalítica, mas o método é bem diferente. 

De maneira
focada no objetivo do profissional que busca o serviço, o coach o capacita a
fazer coisas que ele julga impossíveis, mostra as possibilidades que tem mas
não consegue enxergar, e o acompanha no processo de mudança.

 O coaching
intervém na vida das pessoas mais rápido do que os processos psicoterápicos
convencionais diz Homero Reis, da Homero Reis e Consultores.

Traumas e superações

O coaching não lida com
aspectos do passado, traumas ou a causa do problema, como na psicoterapia. Seu
foco é a solução. Se o coachee tem uma frustração, o consultor pergunta qual
foi o aprendizado tirado dessa experiência e como isso pode ser usado para
acertar no presente e no futuro.  

No coaching, a pessoa
precisa ter um objetivo claro e definido. 

Quando alguém procura um mentor é
porque não quer mais ficar à mercê dos acontecimentos, à espera de uma promoção
e começa a agir para que tudo aconteça. 

A pessoa estuda e se desenvolve para
que o chefe ou o mercado o veja como alguém preparado para ocupar determinado
cargo ou função.  

Objetivos

Com o objetivo
definido, coach e coachee combinam a quantidade de encontros ou o tempo
necessário. As sessões de coaching duram o tempo que a pessoa determinar, e varia
de acordo com o projeto dela. A média de sessões é de dez encontros, uma ou
duas vezes por semana.  

A cada sessão, o cliente sai com um plano de metas
que deve ser seguido. 

As ações serão analisadas posteriormente para que coach e
coachee percebam o quanto se aproximou do objetivo. 

Como subir na carreira?

Subir na carreira é o
sonho de muitos, mas conseguir realizar pode não ser tão fácil? e nem rápido. 

Antes de o objetivo acontecer, muitos fatores devem ser considerados, como a
análise de cenário. Se a empresa oferece espaço para ascensão, se a pessoa está
capacitada para assumir um cargo mais alto, se tem competências necessárias
para ser um líder. 
É preciso avaliar o
meio ambiente que essa pessoa está para tomar as melhores decisões. 

Não adianta
prometer que ele será promovido, se nem existe a vaga disponível para que isso
aconteça.

Neste caso, mesmo que
não exista a oportunidade ideal, é preciso se preparar para quando esse momento
chegar. E, mesmo que a promoção não aconteça dentro da empresa, o mercado
poderá se interessar por um profissional qualificado. 

No processo de coaching
há um planejamento que é divido em oito passos:

1º Encontro. 
O
coach pergunta quais são as diretrizes profissionais do coachee, o que ele quer
alcançar.

2º Encontro. 
Os
dois estabelecem objetivos realistas. Fazem uma análise do cenário em que o
couchee está: qual posição ele ocupa, quanto ele ganha, qual a pretensão
salarial futura e qual a viabilidade disso acontecer. 

3º Encontro. 
O
coach faz um mapa da rede relacionamentos do coachee e como o networking dele
vai ajudá-lo a se colocar na posição almejada.

4º Encontro. O
coach discute as expectativas de valor do coachee. Isso significa saber quais
são os valores que norteiam a vida do coachee e porque ele quer mudar, o que o
movimenta para o novo trabalho ou posição. 

5º Encontro. 
Os
dois definem uma ação focada para o objetivo acontecer. O coachee vai fazer
entrevistas, vai mandar currículos, vai sondar a possibilidade de uma promoção
dentro da companhia em que está trabalhando atualmente, etc. 

6º Encontro. 
Analisar
a competitividade. O coachee precisa saber se está preparado em relação a
concorrência. Se ele quiser, por exemplo, ganhar R$ 50 mil, deve saber qual é o
perfil do profissional que ganha esse salário e o que precisa ser feito para
alcançar o nível deste profissional. 

7º Encontro. 
Determinar
as ações e trabalhar as competências que não tem. Se quiser ser diretor, ele
deve saber o que precisa fazer para alcançar essa posição. 

8º Encontro. 
Coach
e coachee analisam o que foi feito nos encontros anteriores e o que falta fazer
para alcançar o objetivo. 
Nesse encontro, o coachee sairá com um planejamento
do que fazer nos próximos seis meses e permanecerá em contato para que o coach
saiba como anda o processo rumo à ascensão na carreira.



Marcia M.De Zorzi Tartaro, Educadora, Administradora, Especialista em Comportamento Humano, Gestão de Pessoas e Coach; Formada em Personal e Professional Coaching , Executive Coaching e Xtreme Positive Coaching.

Minhas sessões de coaching seguem a metodologia PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING®, que é uma marca registrada da Sociedade Brasileira de Coaching®. Por se tratar de uma metodologia criada a partir das melhores abordagens de coaching, ela apresenta resultados concretos em poucas sessões.

Além disso, PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING® é comprovadamente a metodologia mais utilizada pelos profissionais no Brasil, já que a Sociedade Brasileira de Coaching® é o maior centro de formação de coaches da América Latina. Essa metodologia, testada e aprovada internacionalmente, já foi comprovada por empresas de renome mundial, como: Nasa, Pfizer, Disney, Toyota, Ernst & Young, Sony, Nextel, Motorola, Vodafone, Mercedes Benz, The Bank of New York.




error: Content is protected !!