Como a água dermatológica pode ajudar nos cuidados com a pele durante o verão?
O verão é uma excelente época para se dedicar ao lazer ao ar livre. Andar de bicicleta, ir à praia, fazer um piquenique com os amigos e uma caminhada antes de ir ao trabalho são apenas alguns exemplos. No entanto, para não ter surpresas desagradáveis depois da atividade escolhida, não se esqueça de cuidar da saúde da sua pele. Nesse sentido, a água dermatológica tem muito a oferecer.
Água dermatológica ajuda a hidratar a pele no verão
Com as altas temperaturas do verão, é normal que as pessoas busquem se aliviar em piscinas ou no mar, para quem mora no litoral. No entanto, o cloro da piscina, o sal da água do mar e até a areia da praia, ao entrarem em contato com o corpo, acabam agredindo a pele e contribuindo para deixá-la irritada.
O uso da água dermatológica visa amenizar tanto a desidratação quanto a irritação, como afirma a dermatologista Patrícia Mafra: “A água dermatológica é excelente para acalmar e hidratar a pele e pode ser borrifada algumas vezes durante o dia, principalmente no rosto”.
Água dermatológica retira suor e impurezas da pele
Outro problema típico do verão é o suor excessivo, que acaba deixando impurezas sobre a pele. Neste aspecto, a água dermatológica também pode ajudar. “A água dermatológica pode ser utilizada para limpar a pele, tanto após acordar como antes de dormir”, explica a médica. O produto também pode ser reaplicado ao longo do dia: basta lavar o rosto e borrifar.
A água dermatológica pode ser usada também junto a cremes e loções indicados por um dermatologista para ajudar nos processos de hidratação da pele e para minimizar os efeitos negativos do verão. Vale lembrar que a substância é um complemento ao filtro solar, não dispensando esse e outros cuidados de proteção contra os raios ultravioleta emitidos pelo sol.
Dra. Patrícia Mafra é dermatologista, graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM-MG), tem residência em Clínica Médica pelo Hospital Felício Rocho de Belo Horizonte e é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-MG: 37955
Foto: Shutterstoc