Na tarde de quarta-feira (24) uma comitiva de lideranças de Palmeira das Missões, reuniu-se com o secretário João Gabbardo.
Na pauta a preocupação dos gestores públicos com a escassez de recursos para manter os atendimentos na área de saúde do município e a expectativa da viabilidade do projeto da UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.
“Somos a única coordenadoria de saúde da região que não possui leitos de UTI.
Toda semana a equipe do hospital e da secretaria municipal de Saúde precisam fazer buscas por leitos de UTI no estado, que tenham disponibilidade em atender os pacientes da região”, explica o superintendente da Associação Hospital de Caridade de Palmeiras das Missões, Marcio Slaviero.
O prefeito, Eduardo Russomano Freire, também salientou a importância da obra para o município e relatou as dificuldades que o executivo municipal tem enfrentado para manter o hospital funcionando.
A UTI prevê a instalação de 10 leitos adultos de UTI tipo II e quando concluída será a primeira UTI em toda a região de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Segundo as lideranças há recursos conquistados através de emendas parlamentares e do processo de Participação Popular e Cidadã para dar início as obras.
O secretário Gabbardo ouviu a todos e foi sensível aos pleitos apresentados.
A deputada Zilá que já havia conversado anteriormente com o secretário sobre a importância da implantação da UTI, reforçou o pedido das autoridades e fez um apelo as lideranças presentes, para que haja uma união de esforços em torno do projeto.
“Sabemos das dificuldades que as prefeituras e os hospitais tem enfrentado, ainda assim com a intervenção do HC temos acompanhado a melhoria na prestação de serviços em Palmeira das Missões para a comunidade.
Esta reunião comprova que os gestores públicos estão buscando alternativas para melhorar ainda mais”, argumenta.
Estiveram presentes na reunião também o secretário de Saúde do município, Paulo Fernandes; coordenador adjunto as 15ª Coordenaria de Saúde, Ademar Barcelos; o presidente da Comissão Interventora do HC, Joel Rubert; diretor Clínico do HC, Filipe de Carli; diretor Técnico do HC, Hamilton Salaberry; o diretor do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Virgílio; o advogado Vagner Felipe Kuhn, e vereadores do município.
Fonte Bethania Haas Loblein – Jornalista MTB 10359
Por Sidnei Farias