Com chancela do Brasil, Assembleia Geral da ONU pede retirada das tropas russas da Ucrânia
Resolução foi aprovada nesta quinta-feira (23) por ampla maioria com 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções

Resolução foi aprovada nesta quinta-feira (23) por ampla maioria com 141 votos a favor, sete contra e 32 abstenções | Foto: MICHAEL M. SANTIAGO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP
A Assembleia Geral da ONU aprovou, nesta quinta-feira (23), por ampla maioria uma resolução exigindo a “retirada imediata” das tropas russas da Ucrânia para encerrar a guerra iniciada há um ano por Moscou.
Com 141 votos a favor, 7 contra (Rússia, Belarus, Coreia do Norte, Eritreia, Nicarágua, Mali e Síria) e 32 abstenções, a comunidade internacional aprovou a resolução “Princípios da Carta das Nações Unidas sobre os quais baseia-se uma paz abrangente, justa e duradoura na Ucrânia”.
Na resolução patrocinada por dezenas de países e diante da notável abstenção da China, o fórum da ONU reiterou o “compromisso” com a “integridade territorial” da Ucrânia.







Devido ao veto da Rússia no Conselho de Segurança da ONU, que impede qualquer decisão sobre a Ucrânia contrária a Moscou, a Assembleia Geral da organização assumiu as rédeas deste dossiê há um ano.Esta foi a quarta resolução votada na Assembleia Geral desde a invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro do ano passado. As três resoluções anteriores receberam entre 140 e 143 votos a favor, com cinco países sistematicamente contra (Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte e Eritreia) e menos de 40 abstenções.
Correio do Povo