Data não correspondeu às expectativas da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo
Chuva desestimulou população para sair às compras em Porto Alegre | Foto: Mauro Schaefer / CP Memória
As vendas para o Dia das Mães se revelaram uma “decepção”, conforme avaliou o presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer. Segundo ele, a AGV apostou muito na data, que acabou não correspondendo à expectativa. Noer assinalou que as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul no final de semana prejudicaram as vendas.
“Com base nas estatísticas de anos anteriores, 70% das vendas ocorrem na sexta-feira ou no sábado, quando choveu muito no Estado”, reiterou. O dirigente acrescentou que os itens de confecção e calçados, sempre os mais indicados para serem os mais vendidos, foram os mais afetados. Temperaturas baixas incentivam o consumidor a comprar esses artigos, mas no fim de semana, mesmo com bastante chuva o clima seguiu ameno e sem muito frio. “Esses dois segmentos tiveram desempenhos praticamente iguais aos do ano passado”, destacou.
Noer observou ainda que a AGV trabalhava com índices entre 6% e 8% de crescimento em relação a 2016. “O único setor dentro da nossa projeção é de cosméticos e perfumaria, que teve desempenho positivo de 5% a 6%”, ressaltou. De modo geral, Noer analisa o balanço das vendas do Dia das Mães como negativo e abaixo do esperado. “Queríamos vender R$ 402 milhões e não conseguimos”, afirmou.
Correio do Povo