Outras três pessoas também que estavam no carro morreram no acidente.
Acidente ocorreu no km 26 da ERS-596 em Novo Barreiro
As cinco pessoas que morreram em um acidente, na manhã desta sexta-feira (19), eram da mesma família de Horizontina e iam a um aniversário em Porto Alegre de uma criança de um ano. O acidente ocorreu no km 26 da ERS-596 em Novo Barreiro, no Norte do Rio Grande do Sul; onde o carro em que estava o grupo estava bateu de frente com um caminhão.
Segundo a polícia, chovia forte no momento da colisão, que ocorreu perto de uma curva.
O amigo da família Sedelmo Desbessel observa que o motorista do carro, Astor Valdir Zappe, 59 anos, iria no aniversário da neta de um ano, que seria comemorado neste sábado (20). Para viagem ele foi acompanhado de sua esposa Neuci Breunig Zappe, 51, da sua mãe Romilda Irena Zappe, 85, e dos sogros Iriceu Breunig, 73 e Semilda Peiter Breunig, 71. Todos morreram com o impacto da colisão.
Desbessel observa que na quinta-feira (18) a família foi comprar novas roupas para a criança, para dar de presente. “A mãe dele iria a primeira vez para Porto Alegre.” Ainda segundo o relato do amigo da família, Astor tinha se aposentado há mais de quatro. Entretanto, realizava inúmeros trabalhos voluntários.
Ele era presidente do conselho de ensino Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann, tesoureiro na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), participava da Invernada Xirú do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Carreteiros do Horizonte e ainda atuava na comunidade evangélica. “Ele tinha um círculo de amizade muito grande. Vai causar muita comoção”, Desbessel.
Os corpos das vítimas foram encaminhadas para o Departamento Médico Legal (DML) de Palmeiras das Missões e devem ser liberados nas próximas horas para a família. O velório será na Igreja de Confissão Luterana, ainda sem horário definido.
Prefeitura decretou luto de três dias
Devido ao acidente, a prefeitura de Horizontina decretou luto oficial de três dias devido a morte dos cinco moradores da cidade. “A administração municipal lamenta profundamente o ocorrido e presta solidariedade às famílias”, observou a prefeitura em nota.
Por isso, foi transferida a 15ª Festa das Etnias e a 3ª Festa Folclórica, que ocorreriam no domingo (21) para o dia 23 de outubro. E ainda o Dia da Família na Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança – Unidade II, que ocorreria no sábado (20).
Lisiane Sackis e Hygino VasconcellosDa RBS TV e do G1 RS