A Polícia Civil de Carazinho recuperou no fim da manhã desta segunda-feira (14) as lâmpadas Led da iluminação pública do município que foram furtadas durante os últimos dois meses. A operação foi coordenada pelo delegado Jader Ribeiro Duarte.
Diário da Manhã
00:17/00:59g4carros
“Foi uma ação policial efetiva e com resultado. Através do receptador conseguimos identificar os autores do furto de baterias de veículos de empresas que foram vítimas durante o final de semana, muito cigarro do Paraguai e 31 lâmpadas da iluminação pública. Recuperamos todas que foram levadas e elas retornarão para o uso da comunidade”, relatou.
Sobre o local em que os itens estavam, o delegado relatou que se trata de uma fachada. “O indivíduo trabalhava com latinhas, papelão, tinha uma caminhonete e uma vida muito boa. Tudo era uma fachada para a receptação em geral. Ele confessou, nos deu quem vendeu os objetos. São conhecidos usuários de drogas que cometem estes delitos”, declarou ele, acrescentando que o acusado já havia tentado revender as lâmpadas.
“Ele ofereceu em Passo Fundo, mas não conseguiu vender porque o pessoal ficou com medo por ser bem de uso público e a polícia teria a atenção chamada. Por isso ele ainda estava com elas. Chegamos a tempo e a ação foi proveitosa. Ele foi preso em flagrante e foi encaminhado ao Presídio Estadual de Carazinho”, afirmou.
O acusado foi enquadrado no crime de receptação qualificada, sem direito a fiança, conforme Duarte. “Então fica aviso aos proprietários de ferro velho, de reciclagens, de desmanches que a compra de fios de cobre, de trilhos de trem, entre outras coisas cabe prisão em flagrante e não tem fiança. Fica a advertência que a polícia continuará trabalhando neste sentido. Aguardamos informações de comunidade através do 197 ou 190 para Brigada Militar sobre receptadores que pretendemos fazer visitas regularmente. Vamos conversar com o Poder Judiciário para ter acesso a estes locais sem necessitar de mandados de busca. Vamos circular nestes locais para verificar que tipo de objetos estão sendo comprados em Carazinho”, prometeu.
Os autores do furto também responderão criminalmente. “Mas é do senso comum que são usuários de drogas que furtam tudo que encontram. Infelizmente isso faz com que a sociedade acabe se aprisionando em casa, tendo que colocar grades. Nada mais pode embelezar a cidade porque eles levam. O importante é o combate ao receptador. Se pudermos fazer um trabalho em cima disso poderemos dar uma contribuição importante para este tipo de crime”, mencionou.
Por fim, o delegado reforçou que a comunidade informe anonimamente sobre crimes que tenha conhecimento, tanto para a Polícia Civil, quanto para a Brigada Militar para que as duas instituições possam seguir realizando um bom trabalho.