BM prende um e apreende três por roubos em Carazinho e região
Na tarde desta segunda-feira (23),a Brigada Militar recebeu uma informação indicando que um veículo Corolla que tinha sido roubado na BR 285 nesta manhã estava escondido em uma casa no Bairro Floresta.
Os policiais foram ao local e constaram a veracidade de fato. Ao redor do automóvel os militares avistaram três menores que fugiram quando notaram a presença da guarnição.
Eles fugiram pulando cercas, mas foram logo detidos.
Ao todo a BM apresentou no Plantão da Delegacia de Pronto Atendimento dois menores de com idades de 16 e 17 anos, e um maior de 18 anos.
Uma criança com apenas 11 anos foi encaminhada ao Conselho Tutelar.
Com um dos adolescentes a guarnição encontrou um revólver de coronha branca e com o tambor alterado. O menor de 16 anos seria o indivíduo que assaltou o Instituto de Radiologia na tarde de sexta-feira (20).
No local havia um comissário de polícia que reconheceu o menor detido.
O Corolla com placas de Ibirubá foi roubado na manhã desta segunda-feira (24), na BR 285 entre Carazinho e Saldanha Marinho.
O condutor passava pela rodovia quando percebeu pedras sobre a pista e ao parar para retirá-las foi surpreendido por três jovens que com uma arma anunciaram o assalto.
Antes de cometer este roubo os jovens, muito provavelmente tinham roubado em Selbach um veiculo HB20, porém este carro tinha bloqueador sendo que o automóvel parou próximo do acesso a BR 285.
Antes de roubar o HB20, no entanto, os garotos tinham deixado em Selbach um Corsa Branco roubado de um taxista na noite de domingo (22), em Carazinho. Na ocasião o taxista passava pela Rua Ernesto Alves, quando um indivíduo lhe acenou pedindo uma corrida.
O suposto passageiro pediu para que o taxista pegasse outros dois indivíduos que estavam próximo dali e os levasse até uma cervejaria na Rua Paulo Coutinho. Porém, no deslocamento já próximo do destino, um dos rapazes sacou de um revólver e anunciou o assalto.
O motorista foi obrigado a guiar o carro até próximo ao Cemitério da Glória onde foi deixado.
O motorista teve dinheiro e um celular sendo levado.
No plantão da delegacia de polícia o taxista relatou a reportagem do DM que reconheceu pelo menos dois dos indivíduos detidos na tarde de hoje (23). Segundo o delegado Edinei Albarrelo, titular da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente e que também esta respondendo durante este mês de janeiro pela DPPA e DP, o proprietário do veiculo Corolla esteve na Delegacia, porém não reconheceu com certeza os adolescentes apreendidos como sendo os que lhe roubaram.
O delegado revela que o menor de idade de 16 anos, além do assalto ao Instituto de Radiologia, pode ter participação em outros quatro assaltos a estabelecimentos comerciais.
Ele já tinha sido internado no ano passado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) em Passo Fundo pois na ocasião tinha cometido seis roubos na cidade. O adolescente no entanto, havia conseguido alguns dias de dispensa, mas não retornou passando a ser considerado evadido do Centro.
Com a ação desta segunda-feira(23), o menor novamente foi reconduzido ao Case em Passo Fundo. Ao jovem de 17 anos havia uma compulsoria e ele foi encaminhado para tratamento.
O maior de idade não tinha antecedentes e como não houve o reconhecimento deste nas ações foi ouvido e liberado já que não haviam argumentos consistente o suficiente para sustentar a prisão dele neste momento.
A polícia vai apurar por meio de inquérito a participaço do maior nas ações.
A criança de 11 anos foi encaminhada pelo Conselho Tutelar aos responsáveis.
Radio Diario AM /Carazinho