Na última quarta-feira (20), uma guarnição do 3° Grupo de Policia Ambiental da Brigada Militar de Carazinho atendeu denúncia anônima de pesca predatória no Rio da Várzea.
Ao chegar à localidade de Salto do Barroso interior do Município de Chapada, constatou-se a veracidade da denúncia e que se tratava de moradores do município de Barra Funda, foram identificados 04 pescadores.
Após uma revista no interior dos veículos foi encontrado uma espingarda calibre 20 de um cano e uma cartucheira com 12 cartuchos sendo um destes deflagrado, depois de identificado o proprietário do veículo, que era o dono da referida arma, foi dada voz de prisão em flagrante ao proprietário e encaminhado até a Delegacia de Policia de Chapada juntamente com a arma apreendida, onde a Delegada de Policia de plantão lavrou a prisão do proprietário da arma. Foi estipulada uma fiança de um salário mínimo ao cidadão, para que respondesse o processo em liberdade, após o pagamento da fiança o mesmo foi liberado.
Nesta mesma ocorrência a guarnição do 3° Grupo de Policia Ambiental de Carazinho, constatou uma pesca predatória com o uso de redes.
Para a prática da pesca foi usado um barco artesanal e um motor de motosserra com rabeta, foram retirados do ambiente aquático 11 redes de pesca e na margem do rio foi encontrado em sacos de ráfia mais 16 (dezesseis) redes de pesca totalizando um montante de 650 metros de redes de várias malhas e um espinhel de aproximadamente 30 metros de cumprimento com indícios que seriam usadas posteriores para a pesca.
Foram apreendidas 10 (dez) traíras, 9 (nove) cascudos e uma violinha já todos os peixes mortos onde foi feita a inutilização de todos os pescados, já o barco apreendido foi deixado o proprietário do mesmo de fiel depositário. Foi confeccionado um boletim de comunicação de ocorrência policial e posterior à comunicação da ocorrência será encaminhada a delegacia de policia de Chapada para os devidos fins, após, foi confeccionado um auto de apreensão das redes e do barco e o auto de destruição dos peixes.
O 3° Grupo de Policia Ambiental da Brigada Militar de carazinho salienta que esta intensificando as fiscalizações nos rios dentro da área de ação do 3° Grupo de Policia ambiental e também nas bacias do rio Passo Fundo e a bacia do Rio Jacuí, e que todas as denúncias de crime serão averiguadas e quem for flagrado cometendo crime ambiental contra a Fauna e a Flora serão todos responsabilizados.