Cancelado show da banda Mayhem, em Porto Alegre, após acusações de vínculos com nazismo
Baterista Jan Axel Blomberg disse ser contra misturas étnicas e presença de imigrantes na Noruega, país de origem do grupo
O Bar Opinião anunciou, na noite desta quinta-feira, o cancelamento da apresentação da banda de black metal Mayhem depois de postagens em redes sociais apontarem vínculos de integrantes do grupo norueguês com o neonazismo. A apresentação era prevista para a próxima terça, 21, no espaço de shows que funciona há 40 anos na Cidade Baixa, em Porto Alegre.
Mais cedo, manifestantes afixaram uma faixa com os dizeres “nazismo não é opinião” na grande em frente ao local. A deputada federal Fernanda Melchionna, e a estadual Luciana Genro, ambas do PSol, além do deputado estadual petista Leonel Radde, foram alguns dos parlamentares que fizeram campanha pela proibição do show na capital.
A pressão levou em conta declarações do baterista da banda, Jan Axel Blomberg, o ‘Hellhammer’, afirmando ser contra misturas étnicas e a presença de imigrantes na Noruega. Símbolos alusivos ao regime nazista, presentes em imagens do grupo, também embasaram os pedidos de cancelamento.
Segundo consta no livro ‘Lords of Chaos’, o músico declarou: “Nós não gostamos de negros aqui. O black metal é para pessoas brancas… Estou convencido que há diferenças entre raças, assim como em todo o resto. Acho que, como animais, algumas raças são mais… sabe, como gatos são mais inteligentes do que pássaros ou vacas, ou até a cachorros, acho que esse é o caso entre raças diferentes”.
No comunicado, o Opinião salienta que considerou, para a decisão, os movimentos pró e contra o evento, em redes sociais, o risco à integridade física dos envolvidos e comentários suscitando manifestações no local e nas imediações do bar. Conforme a casa noturna, os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento.
Leia na íntegra a nota do Opinião:
“Nos últimos dias fomos surpreendidos com uma enxurrada de informações graves e posts nas redes sociais referentes ao show da banda Mayhem, marcado para acontecer no Bar Opinião. Nestes seus 40 anos, o Opinião é um dos espaços mais democráticos de Porto Alegre.
Porém, o Opinião considerou alguns fatos para tomar suas decisões: os movimentos nas redes sociais tanto pró quanto contra o evento, comentários suscitando manifestações no local e imediações do Bar e o potencial risco à integridade física de todos os envolvidos. Por isso, o Bar Opinião não irá receber o show da banda Mayhem.
Os ingressos serão devolvidos conforme a forma de pagamento, mais informações serão enviadas por e-mail.
Oficialmente, Opinião”