Search
domingo 28 abril 2024
  • :
  • :

Bolsonaro se reúne com Paulo Guedes nesta segunda-feira

Encontro com ministro da Economia ocorre três dias após demissão de Sergio Moro. Economistas temem por seu futuro no governo

Ministro Paulo Guedes falou de plano para trabalhadores informais com prefeitos | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Ministro Paulo Guedes falou de plano para trabalhadores informais com prefeitos | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro reúne-se nesta segunda-feira com o ministro da economia, Paulo Guedes. O encontro, marcado para às 14 horas, no Palácio do Planalto, consta na sua agenda oficial.

A reunião entre Bolsonaro e Guedes ocorre três dias após a saída conturbada de Sérgio Moro do governo.

No mesmo dia, às 15 horas, Bolsonaro receberá Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de governo da Presidência da República, e o deputado David Soares (DEM/SP).

Economistas temem por futuro de Guedes

A saída de Moro já alimenta entre economistas preocupações sobre o futuro de Guedes no governo de Jair Bolsonaro.

A avaliação é que a agenda econômica ortodoxa, que já estava perdendo força em meio à crise da pandemia do coronavírus, tende a ficar ainda mais de lado no governo diante de esforços do presidente para se reposicionar politicamente.

O diretor de câmbio da FB capital, Fernando Bergallo, diz observar o “governo se desfazer em meio à uma situação gravíssima de política internacional”, “Já há rumores que o próximo a sair é o Paulo Guedes, a partir daí, acabou o governo”, analisa Bergallo.

Na avaliação de André Perfeito, da corretora Necton, o mercado especula neste momento se o governo Bolsonaro não está tentando se reorganizar em meio à crise, o que pode revelar ainda mais mal-estar.

“A cooptação do centrão precisa também passar pelo Ministério da Economia, uma vez que a demanda por recursos é infinita neste momento de crise econômica e em especial em ano eleitoral. Tudo isso em conjunto sugere que o presidente irá ter que sacrificar a Economia para não perder sua investida ao centro do tabuleiro”, afirma Perfeito.

O economista-chefe do Fator, José Francisco de Lima, afirma que o mercado chega a um grau de incerteza muito grande com a demissão de Moro. “Estamos no auge de uma onda que lança dúvidas extremamente relevantes [sobre economia e planos de Guedes]”, avaliou.

“A bola agora chama-se Rodrigo Maia, acho que ele pode ganhar protagonismo. O rodapé em relação ao Copom é que hoje é sexta-feira, coincidentemente, e é bastante provável que o BC anuncie algum programa de atuação no câmbio”, completa Lima.

O temor pela incerteza é também citado por Flávio Serrano, economista-chefe do Haitong. “Você tem a saída de um ministro que a opinião pública via como uma pessoa idônea de um jeito um pouco controverso. Há preocupação de que a pressão pode ser transferida para o Paulo Guedes, que já estava à parte do plano do governo para o pós-crise, e que você possa deixar para trás políticas mais ortodoxas que estavam sendo praticadas até então”, lamenta ele.

R7/ Laura Gross



error: Content is protected !!