“Atividade faz parte da recuperação, assim como sentar na poltrona”, disse uma fonte próxima ao Palácio do Planalto.
O presidente Jair Bolsonaro caminhou por volta do meio-dia desta segunda-feira, 9, pelo corredor do Hospital Vila Nova Star, na Vila Nova Conceição, na zona sul de São Paulo, acompanhado por um fisioterapeuta, e deve fazer uma nova caminhada ainda hoje. Ele se recupera de uma cirurgia realizada nesse domingo, para correção de uma hérnia incisional e foi autorizado pelos médicos a fazer fisioterapia motora. “A caminhada faz parte da fisioterapia, assim como sentar na poltrona”, disse uma fonte próxima ao Palácio do Planalto.
A cirurgia a que o presidente foi submetido ontem foi a quarta após ele ter sido esfaqueado há um ano, durante a campanha eleitoral, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais. A primeira-dama Michelle Bolsonaro e o vereador Carlos Bolsonaro (PSC), do Rio, filho do presidente, estão como acompanhantes e dormem no hospital. Já o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) fizeram visitas ao pai durante o dia e já foram embora.
No início da tarde, Bolsonaro também recebeu a visita do presidente em exercício, Hamilton Mourão, que chegou e saiu sem dar declarações. Eles conversaram a sós entre dez e 15 minutos, quando um médico interrompeu a conversa. “Visita foi rápida, ele Mourão não é acompanhante. Foi visita de hospital”, disse uma fonte.
“Estive hoje no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para visitar o presidente @jairbolsonaro e deixar, pessoalmente, meus votos de seguro e breve restabelecimento”, escreveu o presidente em exercício, no Twitter. Por causa do processo de recuperação de Jair Bolsonaro, Mourão será presidente em exercício até esta quinta-feira, 12, de acordo com o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros.
Estive hoje no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, para visitar o presidente @jairbolsonaro e deixar, pessoalmente, meus votos de seguro e breve restabelecimento.
Volta ao batente
No início da manhã, Jair Bolsonaro publicou um vídeo no Twitter em que aparece no leito do Vila Nova Star assistindo ao seriado “Chaves” e dizendo que nesta terça-feira, 10, deverá voltar ao batente. Às 10h30, Rêgo Barros disse que Bolsonaro se mostrava disposto a realizar “trabalhos de condução da Presidência”. “É da natureza do presidente estar ativo o mais rápido possível. O presidente mostra-se disposto a realizar os trabalhos de condução da Presidência, ainda que tenhamos o vice-presidente Hamilton Mourão o substituindo”, afirmou Rêgo Barros. O porta-voz disse, no entanto, que as ações legalmente determinadas pela Presidência estão sob responsabilidade de Mourão. “Presidente participa das decisões por meio de interlocução com ministros e com o próprio general Mourão”, afirmou.
Rêgo Barros disse ainda que Jair Bolsonaro apresentava saúde estável e com boa evolução clínico-cirúrgica. O porta-voz da Presidência da República afirmou também que ontem o presidente recebeu a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e assistiu ao jogo do Botafogo e Atlético-MG, vencido pelo time do Rio por 2 a 0.
Já o diretor-médico do hospital, Antônio Antonietto, disse que o presidente havia comido pela manhã três potes de gelatina, além de ter tomado chá e caldo ralo. Antonietto confirmou ainda que a viagem de Bolsonaro a Nova York, onde o brasileiro fará o discurso de abertura da Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 24, está mantida.
Jair Bolsonaro publicou, no fim da tarde desta segunda-feira, um vídeo, no Twitter, onde caminha pelo corredor do hospital, acompanho do fisioterapeuta. “Hoje pude caminhar pelo corredor do hospital. Seguimos em plena recuperação!”, escreveu em sua conta na rede social.