Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Bolsonaro descarta aumentar a CIDE e nega interferir na Petrobras

Mercados financeiros vivem um dia de caos no mundo

Bolsonato está em viagem aos Estados Unidos

Bolsonato está em viagem aos Estados Unidos 

Após um dia de caos nos mercados financeiros, o presidente Jair Bolsonaro usou o Twitter para descartar qualquer mudança na Contribuição de Intervenção no Domínio Econômica (CIDE) para manter os preços dos combustíveis. Em viagem aos Estados Unidos, o presidente também descartou qualquer inferferência na política de preços da Petrobras. Nesta segunda, a empresa estatal teve forte queda em suas ações na Bolsa de Valores de São Paulo.

Após as negociações na Bolsa brasileira ficarem paralisadas por 30 minutos, durante o acionamento do mecanismo de circuit breaker, os papéis ON recuavam 22,69% e os PN, 24%, às 12h27min, enquanto o Ibovespa perdia 8,92%, aos 89.259,77 pontos.

Descontando o tempo de parada de pouco mais de meia hora, as ações foram negociadas por cerca de 45 minutos e, nesse tempo, a petroleira já perdia R$ 67 bilhões.

Mais cedo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a equipe econômica é “capaz, experiente, segura” e está tranquila em relação à capacidade de enfrentar o momento de turbulência. O ministro repetiu diversas vezes o mantra de tranquilidade e confiança para enfrentar o momento. “Vamos trabalhar, vamos transformar essa crise em crescimento, vamos transformar essa crise em geração de empregos”, disse Guedes.

O derretimento do preço do petróleo acontece depois que a Arábia Saudita resolveu cortar o preço do barril em meio a uma guerra de preços com a Rússia. Os dois países estão entre os maiores produtores mundiais de petróleo. A disputa gerou a maior queda no preço do barril desde a Guerra do Golfo, em 1991.

Correio do Povo




error: Content is protected !!