Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Base ainda resiste a projeto de aumento de impostos do governo Sartori

    Articuladores do PMDB acreditam que prazo será suficiente para aprovar alta do ICMS

Articuladores do PMDB acreditam que prazo será suficiente para aprovar alta do ICMS | Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini/Divulgação CP

                 Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini/Divulgação CP
A partir desta sexta-feira, até 22 de setembro quando o projeto do ICMS trancará a pauta da Assembleia, articuladores do governo terão a tarefa de convencer deputados para que votem a favor da proposta. Na visão do líder governista, deputado Alexandre Postal (PMDB), o prazo é suficiente. “Temos condição de votar antes”, defende. Ainda assim, a base de apoio do Piratini mantém alguma resistência ao “remédio amargo” de José Ivo Sartori.

A estratégia, declarou nesta quinta o chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi (PMDB), será convencer os parlamentares sobre a necessidade da elevação tributária para ajustar as contas do Estado. Ibsen Pinheiro (PMDB), um dos articuladores de Sartori, dirá aos deputados que “não há solução convencional para uma situação difícil e atípica” como a do RS na atualidade.

Contudo, na visão do líder da bancada do PP, deputado Frederico Antunes, situação econômica difícil não se resolve com aumento de taxação sobre a sociedade. Antunes também criticou a manutenção do Imposto de Fronteira, outra exigência para que o governo tenha a parceria do PP, além do compromisso de não aumentar outros tributos. “O PP não apenas é contra aumento de impostos, como é a favor da redução deles”, definiu.

Líder do PDT, o deputado Enio Bacci reafirmou que a condição pretendida pelos pedetistas era que o aumento do ICMS fosse apresentado com prazo determinado. “Assim como está, pelo menos três integrantes da bancada votarão contra, Os outros, seguem analisando”, revela.

Fonte Correio do Povo





error: Content is protected !!