Presidente dos Estados Unidos permanecerá em Havana até terça-feira
Foto: Reprodução / YouTube
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pousou em Havana, Cuba, por volta das 17h15min (horário de Brasília) deste domingo. Em uma visita histórica, ele cumpre agenda no país caribenho – que ainda sofre com o embargo econômico norte-americano – até a próxima terça-feira, quando segue para Buenos Aires, na Argentina.
Obama desembarcou do avião presidencial ao lado da esposa, Michelle, e das filhas, Malian e Natasha, tornando-se o primeiro presidente norte-americano a pisar em solo cubano desde a Revolução Cubana, em 1959 – a última havia sido em 1928. Logo em seguida ele entrou no carro que já o aguardava na pista.
Ainda neste domingo, Obama participa de reunião na embaixada dos Estados Unidos em Havana e, em seguida, fará um passeio no tradicional bairro de Havana Velha, no Centro da capital cubana. Ele deverá se encontrar com o presidente de Cuba, Raul Castro, nesta segunda-feira.
Pouco antes da chegada de Obama, Cuba descartou que vá aplicar “medidas de ajuste” ou “terapias de choque” para avançar suas tímidas reformas econômicas. “Em qualquer caso, Cuba seguirá avançando no processo que vínhamos desenvolvendo para impulsionar nosso modelo econômico, sem aplicar políticas de ajuste e terapias de choque, com o objetivo de tornar nosso socialismo próspero e sustentável”, disse o ministro cubano de Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros, Rodrigo Malmierca, em coletiva de imprensa.
Malmierca destacou que o restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos em julho passado despertou o interesse do empresariado mundial em fazer negócios com Cuba, mas ressaltou que o embargo, aplicado por Washington desde 1962, continua sendo “o principal obstáculo” nesse sentido.