Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Atos infracionais e indisciplina escolar são abordados em Palmeira das Missões e Boa Vista das Missões


Marcos Rauber (C) abordou distinção entre atos infracionais e de indisciplina escolar
“Atos Infracionais e Indisciplina Escolar: Instrumentos jurídicos para o resgate do respeito e da ordem nas escolas”. Esse foi o tema abordado pelo Promotor de Justiça Marcos Eduardo Rauber durante reuniões realizadas, nos dias 16 e 23 de maio. A primeira na sede do Ministério Público em Palmeira das Missões e a segunda no plenário da Câmara de Vereadores de Boa Vista das Missões. Os encontros foram organizados pelas Redes de Apoio à Escola (Raes), por meio da Promotoria de Justiça, da 20ª Coordenadoria Regional e das Secretarias Municipais de Educação de todos os municípios da Comarca.

Em suas falas, Marcos Rauber abordou a distinção entre atos infracionais e de indisciplina escolar e a postura das escolas e professores com relação a eles, englobando diversos instrumentos jurídicos aptos a fazer frente à problemática. Especialmente o regimento escolar, que deve ser corretamente elaborado para tipificar os atos de indisciplina e as penalidades que ensejam, bem como estabelecer o devido processo legal no âmbito escolar. O Promotor também enfocou o procedimento de apuração de atos infracionais, recomendando que sejam realizados registros policiais sempre que ocorrerem. Também citou a representação para penalização administrativa de pais negligentes e omissos, analisando julgamentos dos tribunais sobre a matéria.

Nas duas oportunidades, o Promotor de Justiça João Paulo Bittencourt Cardozo reuniu os conselhos gestores das Redes de Apoio da Escola dos municípios da Comarca, para o acionamento semestral previsto no Termo Estadual da Ficai. Foram entregues recomendações destinadas aos Conselhos Tutelares, Secretarias Municipais de Educação, Coordenadoria Regional de Educação e, especialmente, escolas e professores, com cópias a serem recebidas por todos eles, no pertinente ao cumprimento da normatização da nova Ficai, implementação e funcionamento das Redes de Apoio à Escola em cada educandário e aspectos conexos.

Na reunião realizada em Palmeira das Missões, houve a participação do Promotor de Justiça da Improbidade Administrativa e Defesa do Patrimônio Público Guilherme Martins de Martins, que abordou os caracteres e efeitos das recomendações que estão sendo expedidas, das quais também é signatário, juntamente com João Paulo Bittencourt Cardozo e Ana Cristina Ferrareze Cirne, Promotora Regional de Educação. 

A fala de João Paulo Bittencourt Cardozo em Boa Vista das Missões

Auditório do MP em Palmeira das Missões ficou lotado durante encontro

Promotor Guilherme de Martins (D) também participou das reuniões
Agência de Notícias




error: Content is protected !!