Search
segunda-feira 29 abril 2024
  • :
  • :

Atenção segurados, pente-fino do INSS começa em agosto!

Quando se fala em pente-fino, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficam extremamente preocupados, tendo em vista que os mesmos podem acabar tendo o benefício suspenso, o que é algo muito preocupante, todavia, a melhor maneira de se lidar com o pente-fino é respirar fundo, ter calma e se preparar com a documentação pertinente atualizada e necessária ao seu caso.

A notificação para convocação de uma nova perícia médica ocorrerá como prioridade por meio de cartas comuns que serão enviadas ao endereço dos segurados, na totalidade, 170 mil segurados deverão passar pela revisão.

Logo, os segurados precisam manter seu cadastro e endereço atualizados, pois, caso tenham mudado e não alteraram a informação ao INSS, podem não receber o comunicado, e lembre-se, quem deixar de responder a convocação poderá ter o benefício suspenso.

Caso você receba algum benefício do INSS e tenha se mudado e não alterado a informação junto ao Instituto, precisa verificar sua situação por meio da plataforma MEU INSS, ou ainda entrar em contato com a Central Telefônica 135.

O aviso do INSS sobre a revisão do benefício também pode ser recebido da seguinte forma:

  • Notificação no caixa eletrônico do banco onde o segurado recebe o benefício;
  • No portal Meu INSS;
  • Por SMS (mensagem de texto no celular);
  • Correspondência, via carta simples, no endereço cadastrado do segurado.

Caso você tenha recebido a notificação poderá agendar a perícia por meio da plataforma MEU INSS, ou ainda pela central telefônica 135. O segurado precisará agendar o exame em até 30 (trinta) dias do prazo da convocação e deverá comparecer à

agência onde será realizada a perícia na hora e data marcada.

O segurado precisa comparecer a perícia com toda documentação de identificação pessoal, bem como a documentação que comprove o direito ao recebimento do benefício, como atestado médico, laudos, exames, dentre outros, todos estes atualizados, com o objetivo de amparar o seu direito.

Ainda, temos uma pequena parte de segurados que está isenta deste pente fino, são eles:

  • Aposentado por invalidez com mais de 60 anos de idade;
  • Aposentado por invalidez ou beneficiário do auxílio-doença com mais de 55 anos e que recebem o benefício há mais de 15 anos;
  • Aposentado por invalidez portador do vírus HIV.

Caso você segurado, se enquadre em algum dos exemplos isentos citados acima, não se preocupe, pois você não pode ser surpreendido com um pedido de revisão de informações do benefício.
Esteja sempre atendo aos seus direitos e lute para preservá-los. Caso necessário for, fale com um advogado especialista, com toda certeza ele lhe mostrará o melhor caminho a seguir.

Sarandi/RS, 09 de agosto de 2021.

Diego Dos Santos Piazza
OAB/RS 113.473
Advogado Especialista em Direito Previdenciário
Fornari Advogados Associados

Atenção segurados, pente-fino do INSS começa em agosto!

 




error: Content is protected !!