Search
quinta-feira 2 maio 2024
  • :
  • :

Argentina – Mundial de motoGP: Viñales vence de novo – Jotta Santana

MUNDIAL DE MOTOGP: VIÑALES VENCE DE NOVO, NA ARGENTINA

Maverick Viñales venceu de maneira incontestável uma corrida em que Márquez, Pedrosa e Lorenzo caíram. Rossi voltou a subir ao pódio, esta vez em segundo, e Cal Crutchlow conquistou a terceira posição

vinales_8

Neste domingo, Viñales mostrou que aqueles que o apontam como um dos favoritos ao título desta temporada não estão enganados. Em Termas de Rio Hondo ele foi superior aos seus rivais impondo um ritmo muito forte desde o começo.

Na largada, Márquez aproveitou bem a vantagem da pole e assumiu a primeira posição da prova e começou a tentar fugir do resto dos pilotos, mas não conseguiu. Na primeira volta conseguiu uma vantagem de 1,3 segundos sobre Crutchlow, que rodava em segundo seguido pelos pilotos da Movistar Yamaha, Viñales e Rossi, que largaram desde a sexta e sétima posições do grid respectivamente. Jorge Lorenzo caiu na primeira curva ao tocar com sua roda dianteira na traseira de Iannone (o piloto italiano foi penalizado durante a prova por ter queimado a largada).

Tudo parecia favorável à equipe Honda. Marquez, já na segunda volta, aumentou para dois segundos a vantagem na frente. Confiante e acelerando tudo o que podia, o espanhol abriu a terceira volta e, ao entrar na Curva 2, perdeu o controle da moto e passou reto na curva, indo parar somente nas britas da área de escape. Fim de prova para o campeão mundial.

Com Marquez fora da disputa, Viñales saltou para a liderança e Rossi, para a terceira posição. Mas, entre o italiano heptacampeão da MotoGP e o ponteiro havia a presença de Cal CRUTCHLOW (#35), da equipe LCR Honda. Neste momento Rossi iniciou uma longa perseguição ao britânico, que perdurou por cerca de 15 voltas. Com paciência, Rossi esperou o momento certo e, restando sete voltas para o fim da prova, fez uma ultrapassagem limpa que foi correspondida pelo forte aplauso da torcida argentina.

Sem forças para dar o troco e retomar a vice-liderança, Cal Crutchlow se manteve na terceira posição e viu Rossi abrir uma pequena vantagem. A confirmação do excelente desempenho da equipe Yamaha veio na sequência. Viñales manteve uma regularidade impressionante, variando apenas dois décimos de segundo por volta. Após 41 minutos e 45 segundos de corrida, o espanhol recebeu a bandeirada e comemorou sua segunda vitória na temporada. Rossi faturou a segunda posição, logo à frente de Crutchlow em terceiro. Seguindo a classificação final do pódio, Alvaro BAUTISTA (#19), da equipe Pull&Bear Aspar Team, foi o quarto colocado e Johann ZARCO (#5), da Monster Yamaha Tech 3, o quinto.

Classificação final – 10 primeiros colocados da categoria MotoGP no Grande Prêmio Motul da Argentina:
1º – Maverick VIÑALES (#25), da Movistar Yamaha MotoGP
2º – Valentino ROSSI (#46), da Movistar Yamaha MotoGP
3º – Cal CRUTCHLOW (#35), da LCR Honda
4º – Alvaro BAUTISTA (#19), da Pull&Bear Aspar Team
5º – Johann ZARCO (#5), da Monster Yamaha Tech 3
6º – Jonas FOLGER (#94), da Monster Yamaha Tech 3
7º – Danilo PETRUCCI (#9), da OCTO Pramac Racing
8º – Scott REDDING (#45), da OCTO Pramac Racing
9º – Jack MILLER (#43), da EG 0,0 Marc VDS
10º – Karel ABRAHAM (#17), da Pull&Bear Aspar Team

Jotta Santana




error: Content is protected !!