Search
sexta-feira 12 abril 2024
  • :
  • :

Aprovado para vaga no STF, Zanin deve tomar posse como ministro em agosto

Aprovado para vaga no STF, Zanin deve tomar posse como ministro em agosto

Indicado por Lula recebeu sinal verde do Senado e se reúne com a presidente do STF nesta quinta

Foto: Geraldo Magela / Agência Senado
Aprovado pelo Senado na noite desta quarta-feira, o advogado Cristiano Zanin deve tomar posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto. O R7 apurou que a previsão considera o recesso judicial de julho. O jurista, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dependia da aprovação de, pelo menos, 41 parlamentares. Ele recebeu o sinal verde de 58 senadores, com 18 votos contra.

Após a aprovação, Zanin ligou para a presidente do STF, Rosa Weber. O jurista vai à Suprema Corte na tarde desta quinta e se encontra com a ministra para dar início às tratativas da posse.

Antes da votação em plenário, Zanin passou por mais de oito horas de sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Ele afirmou que vai atuar com imparcialidade e garantiu que não vai ser subordinado a Lula, apesar da relação próxima com o chefe do Executivo federal.

O advogado se defendeu dos ataques por ter representado o presidente nos processos da Lava Jato. Também disse que não vai julgar processos relacionados a Lula nos quais teve algum tipo de participação. Mas não afirmou, no entanto, se vai se declarar impedido de analisar outras ações, futuras, que envolvam o presidente.

Veja as declarações de ministros do STF sobre a aprovação de Zanin
• Alexandre de Moraes: “Parabéns ao ministro Cristiano Zanin pela merecida aprovação no Senado Federal. Tenho absoluta certeza de que o Brasil ganhará com sua atuação competente e corajosa em nossa Suprema Corte.”

• André Mendonça: “Parabéns ao ministro Cristiano Zanin pela aprovação no Senado. Trata-se de um jurista preparado e que tem muito a contribuir com o sistema de Justiça em nosso país.”

• Dias Toffoli: “É com satisfação que recebi a aprovação pelo Senado da República, por larga margem de votos, do nome do indicado pelo presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, dr. Cristiano Zanin, que com certeza somará ao STF com todo seu brilho, inteligência, capacidade e sua lhaneza. Com certeza será um grande ministro do STF, honrando a Corte e honrando o Brasil.”

• Edson Fachin: “A indicação do dr. Cristiano Zanin é gesto de deferência do presidente da República com este tribunal, assim como é, por parte do Senado Federal, a sua rápida aprovação. O Supremo Tribunal Federal volta a ter sua composição completa com um novo integrante, para continuar honrando a missão democrática almejada pela Constituição cidadã. Ao novo ministro, os nossos cumprimentos.”

• Gilmar Mendes: “O dr. Cristiano Zanin é muito merecedor dessa aprovação. Distinto no trato e equilibrado em suas posições, antevejo uma brilhante trajetória no Supremo Tribunal Federal. Que seja muito bem-vindo!”

• Luís Roberto Barroso: “Parabenizo Cristiano Zanin, agora colega e ministro da Suprema Corte, pela aprovação de seu nome. Sempre atuou com elevada qualidade profissional e tenho dele a visão de advogado sério, competente e ético mesmo diante de adversidades. Dou-lhe as boas-vindas.”

• Luiz Fux: “A aprovação de Cristiano Zanin no Senado revela que ele tem a competência necessária para integrar a Suprema Corte. Será recebido de braços abertos.”

• Nunes Marques: “Parabenizo o ministro Cristiano Zanin por sua aprovação pelo Senado Federal e desejo muito sucesso no desempenho da magistratura no STF.”

• Rosa Weber: “Recebo com alegria a notícia da aprovação pelo Senado Federal do advogado Cristiano Zanin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. Com uma carreira brilhante na advocacia, estou certa de que contribuirá para o fortalecimento da democracia constitucional em nosso país.”

Até a última atualização deste texto, a ministra Cármen Lúcia não havia se manifestado.

FONTE R7



error: Content is protected !!