Reino Unido envia tropas, nação Lituânia UE compra mísseis antiaéreos e coloca-se OTAN em pé de guerra com a Rússia
Grã-Bretanha está enviando a maior mobilização de tropas na fronteira com a Rússia desde a Guerra Fria em meio a temores a Rússia está pronta para atacar.
Medos estão crescendo que o presidente Vladimir Putin poderia estar tramando invadir os Estados bálticos – que romperam com a Rússia quando a União Soviética entrou em colapso no início de 1990.
Depois da Rússia arrebatou Crimeia da Ucrânia em 2014, Estónia, Letónia, Lituânia e Polónia têm vindo a impulsionar as suas forças armadas e pedindo NATO para reforçar a sua presença para combater uma ameaça de invasão.
Mas o secretário de Defesa do Reino Unido Michael Fallon confirmou hoje na sede da NATO em Bruxelas, que a Grã-Bretanha seria o envio de tanques, aviões e 800 soldados para a Estónia.
Sr. Fallon disse: “Eu estou confirmando detalhes hoje da nossa implantação como parte da presença em frente na Estónia no próximo ano, um batalhão britânico de tamanho completo com armaduras leves, Challenger 2 tanques, veículos guerreiros, os franceses e empresas dinamarquesas em apoio. Essa implantação vai começar na próxima primavera [Maio].
The Sun