Search
domingo 24 novembro 2024
  • :
  • :

Agricultores se mobilizam para fechar rodovias do estado nesta quinta-feira



Está marcado para está quinta-feira, 11, a partir das 10h, uma mobilização de produtores rurais contra o emplacamento de máquinas agrícolas que circulam em via pública previsto para iniciar em janeiro de 2015 para veículos adquiridos a partir de então. 

Na região norte do Estado as cidades de Palmeira das Missões e Carazinho estão mobilizadas para a mobilização. De acordo com um dos coordenadores do movimento, Marcelo Brum, mais de 50 cidades já aderiram ao chamado no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. 

A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas participem da mobilização. 

O tráfego será bloqueado em algumas rodovias do estado e deve ser liberado a cada 30 minutos. Veículos de saúde e segurança terão passe livre a qualquer momento.

Apesar de ganharem mais tempo, produtores do Rio Grande do Sul reclamam dos gastos com o emplacamento de máquinas agrícolas. A medida, que começaria a vigorar no dia 1º de janeiro, foi prorrogada por mais um ano, anunciou nesta quarta-feira, 10, o Ministério das Cidades. 

Para os produtores, ela desestimula a produção. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) afirma que a obrigatoriedade do emplacamento vai causar impacto econômico sobre as propriedades.“O custo só para o registro certamente será entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil. Se a máquina tiver registro e tiver que pagar IPVA, é 2,7% do valor da máquina”, diz o presidente da Fetag, Elton Weber. 

O assunto já é discutido há quase três anos. Em 2012, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que os tratores fossem registrados e licenciados até janeiro de 2013. O prazo não foi cumprido e a medida ficou para primeiro de janeiro de 2015. Nesta quarta-feira (10), o Ministério das Cidades anunciou que a mudança deve ficar para daqui a um ano. 

O pedido será feito na próxima reunião do Contran, no dia 18, até que seja concluída a adaptação do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan). Nesse meio tempo, os deputados gaúchos devem tentar aprovar uma nova proposta que não penalize o setor produtivo.

por João Lima (Rádio Sarandi AM)
Fonte :
http://www.redesul.am.br/rsradios/Noticias//10/12/2014/agricultores-se-mobilizam-para-fechar-rodovias-do-estado-nesta-quinta-feira/159145/




error: Content is protected !!