A ponte do Ibicuí, foi inaugurada em 30/12/1888.
No final do ano, de 1966, encerrou a linha.
Inicialmente foi construída para transporte ferroviário;
Está entre as cidades de Itaqui e Uruguaiana;
Tem 1500 metros de extensão.
Foi construída pelos engenheiros ingleses em 1888 (Abolição da Escravatura), da empresa: James Perry & Co.
Contractor London, como travessia ferroviária, já que não existia veículo motorizado naquele movimentado final de século XIX.
No dialeto Tupi-Guaraní, Ibicuí quer dizer: “Rio das Areias”.
Dois anos de trabalho, de lutas, de aventuras e de mortes:
** Obra iniciada em princípio de 1887.
** Finalizada em 30/12/1888.
** Nesta mesma data começou a linha de trem Uruguaiana – Itaqui.
A partir de abril de 1966, a ponte passou a ser rodo-ferroviária ( automóveis e trens).
As obras de assolhamento, para este fim levaram um ano.
Começaram em abril de 1965.
Isso durou poucos meses, em meados do final do ano de 1966 encerrou a linha Uruguaiana – Itaqui.
A maioria dos trabalhadores eram brasileiros; incluindo dois índios, bugres, também argentinos, uruguaios e chilenos, além de dois ou três engenheiros ingleses, além dos dirigentes da BGS “Brazil Great Southern” ( Brasil Grande Meridional)- empresa construtora.
Em geral homens rudes, o quais muitos perderam a vida, pois enfrentavam: o rio, o mato,clima frio e o tórrido calor no verão; animais selvagens, pestes, pântanos, acidentes e brigas por desentendimento no trabalho ou por causa de uma ‘chinoca’.
Com isso e outras ‘cousas’ com tantas mortes, que próximo a ponte foi criado um cemitério.
Muitos abandonavam o trabalho para ir em busca do ‘Tesouro Jesuíta”, que diziam haver por lá.
Fonte: Luis Felipe Sanchotene Pinto
Itaqui/RS
.