Cânfora, para as pessoas que não sabem, é uma substância branca cristalina que é extraída da madeira da canforeira (Cinnamomum camphora), uma enorme árvore nativa da Ásia (é comum na China, Japão e Taiwan).
Por ter muitas propriedades benéficas para a saúde, ela está presente em cremes, óleos, sabões e pomadas. Você deve ter cuidado quando usar produtos com cânfora na pele.
Nada de excessos, pois esta substância é muito forte e pode causar irritações. A cânfora também funciona como um analgésico, porque quando você a esfregue em sua pele lhe dá uma sensação de dormência na área.
Mas, repetimos, sem excessos.
A cânfora tem muitos usos e aplicações.
Agora nós vamos dar uma superdica o uso de cânfora para protegê-lo de gripes, resfriados e diversos problemas respiratórios.
É uma receita excelente mesmo.
É a bolsinha de cânfora, que você vai pendurar no seu pescoço antes de dormir.
É uma receita muito antiga da época de nossas avós.
Na verdade, é “muiiiiiiiito antiga”. Durante a gripe espanhola, no começo do século passado, milhões de pessoas morreram, mas aqueles que lidavam com os doentes raramente contraíam o vírus.
É que havia uma orientação para que o pessoal de serviço – médicos, enfermeiros, etc. – usasse um saquinho de gaze com pedras de cânfora pendurado no pescoço.
As emanações voláteis da cânfora esterilizam o ar em sua volta e protegem as mucosas.
Além disso, acalmam a tosse, descongestionam os brônquios e aliviam os pulmões. E como é que se faz? Basta adquirir a cânfora na farmácia (algumas pedrinhas bastam), confeccionar uma bolsinha de gaze (ou usar qualquer bolsinha de tecido) e pendurar no pescoço com auxílio de um cordão, alfinete de fralda ou simplesmente fixando-o (bem) com fita adesiva.
Faça isso todas as noites como uma proteção contra gripes e resfriados. E, se já estiver gripado ou tossindo, use para tratar e se livrar dos problemas.
Se for alérgico à cânfora (o que é muito raro), não faça o tratamento.