


Após os votos que condenaram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela trama golpista, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) definiram o tempo de pena de cada um.

Cada ministro definiu uma pena, dentro das margens previstas em cada crime, para cada um dos condenados. A exceção foi o ministro Luiz Fux, que se absteve de analisar as penas, já que havia votado por sua absolvição, mas ficou vencido, por 4 a 1.
Abaixo, veja como ficou a pena de cada um dos condenados:
Jair Bolsonaro
O STF condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado, com 24 anos de reclusão. Também foi aplicada multa equivalente a R$ 376 mil.
Almir Garnier
O ex-comandante da Marinha foi condenado a 24 anos de prisão. Garnier, assim como os demais condenados, terá de cumprir a pena em regime fechado. No cálculo total, serão 21 anos de reclusão e 2 anos e 6 meses de detenção. O ex-comandante da Marinha também terá de pagar uma multa equivalente a 100 dias multa, sendo cada dia multa igual a um salário mínimo.



Braga Netto
O STF fixou em 26 anos a pena de Walter Braga Netto. Ele terá de cumprir a pena em regime fechado. No cálculo total, serão 24 anos de reclusão e 2 anos de detenção. O ex-ministro da Casa Civil e da Defesa também terá de pagar uma multa equivalente a 100 dias multa, sendo cada dia multa igual a um salário mínimo.
Augusto Heleno
O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, recebeu pena de 21 anos de prisão, sendo 18 anos e 11 meses de reclusão e 2 anos e um mês de detenção.
Anderson Torres
o ex-ministro da Justiça Anderson Torres, em 24 anos de prisão, em regime fechado – 21 anos e seis meses de reclusão e 2 anos e seis meses de detenção -, além de 100 dias multa (no valor de um salário mínimo).
Paulo Sérgio Nogueira
O ex-ministro da Defesa no governo de Jair Bolsonaro foi condenado a 19 anos de prisão. Ele terá de cumprir a pena em regime fechado. No cálculo total, serão 16 anos e 11 meses de reclusão e 2 anos e 1 mês de detenção. O ex-ministro da Defesa também terá de pagar uma multa equivalente a 84 dias multa, sendo cada dia multa igual a um salário mínimo.
Mauro Cid
O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Cid, foi condenado a 2 anos de prisão em regime aberto, com benefício por delação premiada.
Alexandre Ramagem
O deputado federal e ex-diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Alexandre Ramagem foi condenado a 16 anos, um mês e 15 dias de prisão em regime inicial fechado. Além da prisão, Ramagem também foi condenado a 50 dias multa no valor de um salário mínimo o dia. Por conta da punição ser superior a 120 dias, a Corte definiu ainda sua perda de mandato de deputado federal. A Câmara ainda terá de analisar e declarar o fim do mandato.

Crimes
Jair Bolsonaro, Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira foram condenados pelos crimes de organização criminosa, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado. O placar foi de 4 votos a 1, com os ministros Moraes, Dino, Cármen e Zanin a favor da condenação e Fux divergindo.
Alexandre Ramagem foi condenado por organização criminosa, golpe de Estado e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, também com placar de 4 a 1.
Mauro Cid e Braga Netto foram condenados por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito por unanimidade, com 5 votos a 0. Já em relação aos outros crimes (organização criminosa, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado), a condenação teve placar de 4 a 1, com Fux novamente votando de forma contrária.
Correio do Povo