Nesta data, 15 de agosto de 1969, a Feira de Música e Arte de Woodstock — informalmente, o Festival de Woodstock ou simplesmente Woodstock — foi inaugurada para o primeiro dia de três dias de música. Anunciada como “Uma Exposição Aquariana: 3 Dias de Paz e Música”, a Feira foi realizada na fazenda de gado leiteiro de Max Yasgur, com 240 hectares, perto do vilarejo de White Lake, na cidade de Bethel.
Durante o fim de semana, às vezes chuvoso, 32 atrações se apresentaram ao ar livre.
É amplamente considerada um momento crucial na história da música popular, bem como o nexo definitivo para a geração mais ampla da contracultura.
A Rolling Stone a listou como um dos 50 Momentos Que Mudaram a História do Rock and Roll. Woodstock foi iniciado pelos esforços de Michael Lang, Artie Kornfeld, Joel Rosenman e John P. Roberts. Roberts e Rosenman financiaram o projeto.
A expectativa era de cerca de 200.000 participantes, mas mais de 400.000 compareceram.
O artista folk Richie Havens abriu o show da noite de sexta-feira por volta das 17h. Joan Baez encerrou a primeira noite.
Woodstock foi concebido como um empreendimento com fins lucrativos.
Tornou-se um “concerto gratuito” somente depois que o evento atraiu centenas de milhares de pessoas a mais do que os organizadores haviam preparado.
Os ingressos para o evento de três dias custavam US$ 18 antecipadamente e US$ 24 na bilheteria (equivalente a cerca de US$ 120 e US$ 160 hoje).
As vendas de ingressos foram limitadas a lojas de discos na região metropolitana de Nova York, ou pelo correio, em uma caixa postal na agência da Radio City Station, localizada em Midtown Manhattan. Cerca de 186.000 ingressos antecipados foram vendidos.
O afluxo de participantes ao local do concerto rural em Bethel criou um enorme engarrafamento. Temendo o caos à medida que milhares de pessoas começavam a invadir a comunidade, Bethel não aplicou seus códigos.
Eventualmente, anúncios em estações de rádio tão distantes quanto a WNEW-FM em Manhattan e descrições dos engarrafamentos em noticiários de televisão desencorajaram as pessoas a irem ao festival. Arlo Guthrie fez um anúncio que foi incluído no filme, dizendo que a New York State Thruway estava fechada. O diretor do museu de Woodstock, discutido abaixo, disse que isso nunca ocorreu.
Para agravar os problemas e a dificuldade em lidar com as grandes multidões, as chuvas recentes causaram lama nas estradas e nos campos.
As instalações não estavam equipadas para fornecer saneamento básico ou primeiros socorros para o número de pessoas presentes; centenas de milhares se viram em uma luta contra o mau tempo, a escassez de alimentos e o saneamento precário.
Durante os três dias, houve três mortes, dois nascimentos e quatro abortos espontâneos.
Em abril de 1969, o Creedence Clearwater Revival tornou-se o primeiro grupo a assinar um contrato para o evento, concordando em se apresentar por US$ 10.000.
Os promotores tiveram dificuldade em contratar grandes bandas antes do Creedence se comprometer a se apresentar.
O baterista do Creedence, Doug Clifford, comentou mais tarde:
“Assim que o Creedence assinou, todos os outros entraram na fila e todos os outros grandes artistas apareceram”.
Dado o horário de início às 3 da manhã e a ausência do filme de Woodstock (por insistência do vocalista do Creedence, John Fogerty), os membros do Creedence expressaram ressentimento por suas experiências em relação ao festival.
O evento contou com Jimi Hendrix, Crosby Stills Nash & Young, Santana, The Who, Creedence Clearwater Revival, Grateful Dead, Janis Joplin, The Band, Canned Heat, Joan Baez, Melanie, Ten Years After, Sly and the Family Stone, Johnny Winter, Jefferson Airplane, Ravi Shanker, Country Joe and the Fish, Blood Sweat and Tears, Arlo Guthrie e Joe Cocker.
Jimi Hendrix foi o último artista a se apresentar no festival.
Devido aos atrasos causados pela chuva naquele domingo, Hendrix finalmente subiu ao palco às 8h30 da manhã de segunda-feira.
O público, que havia atingido um pico estimado de 400.000 pessoas durante o festival, estava reduzido a cerca de 30.000 a essa altura; muitos deles apenas esperaram para ver Hendrix antes de ir embora durante sua apresentação. Hendrix e sua nova banda, Gypsy Sun and Rainbows (apresentada como The Experience, mas corrigida por Hendrix), apresentaram um set de duas horas. Sua interpretação psicodélica do hino nacional americano, “The Star-Spangled Banner”, ocorreu cerca de três quartos do set (após o qual ele seguiu para “Purple Haze”).
A música se tornaria “parte do Zeitgeist dos anos 60”, como foi capturada para sempre no filme de Woodstock;
A imagem de Hendrix executando esse número vestindo uma jaqueta de couro branca com franjas e contas azuis e um lenço vermelho na cabeça tem sido considerada um momento decisivo da década de 1960.



