


Foto: Reprodução / CP
O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou um projeto de lei para obrigar a utilização das cores oficiais da Bandeira Nacional por entidades públicas ou privadas que representem o Brasil em eventos nacionais ou internacionais. O encaminhamento do PL, nesta terça-feira, 29, ocorre em meio a uma polêmica gerada em torno da possibilidade de a Seleção Brasileira de Futebol jogar a Copa do Mundo de 2026 com uma camisa da cor vermelha, aventada por um jornal estrangeiro.“Além de reforçar a coesão e o patriotismo, essa medida contribui para a valorização da imagem do Brasil no exterior. A presença constante das cores nacionais transmite uma mensagem clara de unidade, compromisso com os valores nacionais e respeito à nossa história”, consta no texto.
O parlamentar justifica que a busca fortalecer a identidade nacional e reforçar o patriotismo, além de promover o sentimento de pertencimento e orgulho entre os brasileiros. O texto ainda não foi encaminhado a nenhuma comissão e não há prazo para ser votado em plenário.
Quando da publicação da notícia no site especializado em camisas Footy Headlines, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), jogadores e comentaristas têm se posicionado contra a mudança. Parlamentares bolsonaristas, que costumam utilizar as cores verde e amarela para demonstrar nacionalismo, criticaram a possível mudança, visto que o vermelho é visto como um símbolo do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e da esquerda.
Segundo o estatuto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção Brasileira só poderá usar uniformes com as cores existentes na bandeira da entidade, com exceção apenas para eventos comemorativos.
Correio do Povo