Um sistema de alta pressão atmosférica com trajetória continental avança pelo sul da América do Sul e vai despencar os termômetros no Rio Grande do Sul. A MetSul adverte para o elevado risco de tempestades por conta do grande contraste térmico sobre o território gaúcho.
Na Metade persiste o forte abafamento e a temperatura em torno de 30°C. Em contrapartida, chove desde cedo no Sul e Oeste, com muitos raios. Da tarde para a noite a chuva avança pela área central e Noroeste do Rio Grande do Sul, alcançando a divisa com Santa Catarina na próxima madrugada.O volume de precipitação será irregular, com tendência de maior acumulado próximo a fronteira com o Uruguai. Nessas áreas poderá chover de 50 a 100 mm em poucas horas. Há risco de vendavais e granizo isolado.Nos próximos dias, a temperatura começa a cair na sexta no sul do país, mas o ápice do ar polar ocorre entre o domingo e a terça-feira. No fim de semana dois sistemas vão atuar sobre o Estado: um de alta pressão intenso e outro de Alta Subtropical do Atlantico do Sul.
Por conta disso, um novo ciclone deve se formar no mar, na altura do Rio Grande do Sul, na segunda-feira. Ele começa a se afastar para alto mar na terça, levando consigo o ar gelado que, segundo modelos meteorológicos, pode fazer a temperatura cair também nos estados do Nordeste e em parte do Sudeste.