Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Procura pelo novo modelo da carteira de identidade cresce no RS

Procura pelo novo modelo da carteira de identidade cresce no RS

Prazo para trocar o documento termina em 2032

Foto: IGP-RS / Reprodução
O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional (CIN), que está sendo emitido desde agosto de 2022, teve procura significativa nos últimos meses. No Rio Grande do Sul, em média, são emitidas mil por dia. Mais de 600 mil CIN já foram confeccionadas.
Nos últimos dias, filas se formaram em frente a sede do Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegres, para a emissão do documento. Conforme a diretora do Departamento de Identificação, Katia Reolon, as pessoas não precisam correr neste momento para que seja feita uma nova carteira, já que o modelo antigo seguirá válido até 2032.
“No começo deste mês nós tivemos uma alta procura. A data de 11 de janeiro é a data limite para que os estados comecem a emitir o novo documento, então as pessoas podem começar a procurar os locais com tranquilidade para solicitar a emissão. Quem não tiver urgência para encaminhar pode aguardar o período de férias e procurar os postos a partir do mês de abril”.
“A grande novidade desse documento é que todos os estados vão emitir a carteira de identidade apenas com o CPF da pessoa. A pessoa terá somente uma carteira válida em todo o território nacional. Não existe mais o número de RG, mas as carteiras antigas seguem valendo até março de 2032”.
Quando uma pessoa precisar marcar uma consulta no SUS , por exemplo, os dados da identificação estarão disponíveis em tempo real, independentemente se o atendimento for virtual ou presencial. Para obter o novo modelo da carteira de identidade nacional, é preciso procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde desejar ser atendido.
Também é obrigatório apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. A nova via da identidade será confeccionada em papel de segurança além do formato digital. A taxa de pagamento para realizar a nova via, é definida de acordo com cada estado.
FONTE
Jéssica Kasper/ Rádio Guaíba



error: Content is protected !!