Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado
Duas aeronaves já deixaram o Brasil em direção a Tel Aviv
“O Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquirí-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, reforça a nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Foram reservadas seis aeronaves para a repatriação. O segundo avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deixou a Base Aérea de Brasília nessa segunda-feira. O KC-30 decolou às 16h20min rumo à cidade de Roma, na Itália. De lá, ele segue para Tel Aviv, em Israel.
O primeiro, um Airbus A330-200 convertido em um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, saiu do Brasil na tarde do domingo.
Faixa de Gaza
Em relação aos brasileiros na Faixa de Gaza, região mais afetada pelo conflito, o governo prepara um plano de evacuação, coordenado pela Embaixada do Brasil no Cairo (Egito).
“O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, menciona a nota do ministério.
O Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivam na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito.