Democracia vai ser tema do Desfile de 7 de Setembro em Brasília
Palácio do Planalto espera reunir 30 mil na Esplanada dos Ministérios
Uma exposição em homenagem às Forças Armadas vai ser montada na área externa do Museu Nacional da República, devendo ser aberta ao público imediatamente após o término do desfile. O ensaio geral com a participação de todos os envolvidos no evento e também a imprensa está marcado para o próximo dia 2 de setembro.Acesso
A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios vai ser bloqueada no dia 6 de setembro, na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à região contarão com revista de segurança.
O acesso à Praça dos Três Poderes vai ser restrito, com bloqueio e policiamento nas vias de acesso. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), serão protegidos com grades e policiamento.
Itens proibidos
A lista de itens proibidos abrange fogos de artifício e similares; armas em geral; apontador a laser ou similares; artefatos explosivos; sprays e aerossóis; mastros confeccionados com qualquer tipo de material para sustentar, ou não, bandeiras e cartazes; garrafas de vidro e latas; armas de brinquedo, réplicas, simulacros e quaisquer itens que possuam aparência de arma de fogo; drogas ilícitas, conforme a legislação brasileira; substâncias inflamáveis de qualquer tamanho ou tipo; armas brancas ou qualquer objeto que possa causar ferimentos, mesmo que representem utensílios de trabalho ou cultural, a exemplo de tesouras, martelos, flechas, tacos, brocas e tacapes.Também está proibido o uso de drones no espaço aéreo da Esplanada. Além das intervenções no trânsito e das revistas, foram previstas ações de policiamento e reforço nos atendimentos de emergência e de delegacias específicas para registro de ocorrências durante o feriado.
Apoio e emergência
Pontos de atendimento médico vão funcionar no conjunto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), além de equipes espalhadas pela área do desfile. Serão 17 pontos de hidratação ao longo do evento. Ambulantes credenciados e ficarão posicionados na via de ligação do Museu da República.
A venda dentro da área de segurança do desfile fica proibida.