Susepe suspende curso de formação de agentes após recurso de aprovados em 2017
Candidatos querem ser chamados após o governador Eduardo Leite ter sancionado lei que ampliou a validade de seleções por mais um ano
A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou, nesta segunda-feira, a suspensão do curso de formação profissional de 35 novos agentes penitenciários administrativos em decorrência de uma ação impetrada pelos aprovados no concurso de 2017.
Esses candidatos querem ser chamados após o governador Eduardo Leite ter sancionado a Lei Complementar 15.959, que ampliou a validade de concursos públicos por mais um ano, a partir de 1º de janeiro de 2022, incluindo o da Susepe.
Já a Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RS) informou que “está avaliando a decisão e analisa a melhor medida judicial a ser adotada”.
Os 35 novos agentes penitenciários administrativos foram aprovados no concurso público realizado em 2022 e nomeados em 26 de abril, tendo sido empossados na Escola do Serviço Penitenciário (ESP).
Outros 316 agentes penitenciários e 14 técnicos superiores penitenciários também tomaram posse e já fazem o curso de formação profissional, cuja aula inaugural ocorreu no dia 29 no auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
A capacitação ocorre na modalidade híbrida, com aulas presenciais e à distância.