Magistrado encerrou período à frente da Corte e passa o cargo para Alexandre de Moraes no dia 16
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou que as notícias falsas não abalarão a democracia e que os eleitores vão eleger senadores, deputados, prefeitos e o presidente “com paz, segurança e transparência”.

Fachin discursou durante a última sessão à frente da Corte, na noite desta terça-feira.
Na próxima semana, Fachin passa o cargo para o ministro Alexandre de Moraes, que vai conduzir a Justiça Eleitoral durante a campanha dos candidatos e a realização das eleições deste ano.

“A democracia se verga, mas não se dobra, nem quebra com as fake news.
Tenho ainda mais certeza que em outubro próximo o povo brasileiro elegerá com paz e transparência um terço do senado, 27 senadores, 513 deputados, 27 governadores e assim o fará para escolher o melhor para o futuro no Brasil”, disse Fachin.

“Quem defende a democracia a toca diariamente e vive num país melhor”, completou o ministro.
Moraes na presidência do TSE

A expectativa é de que Moraes se esforce para abrir canais de comunicação com os demais Poderes e para manter as relações institucionais com representantes do Executivo e do Legislativo.

No entanto, o ministro deve ter pulso firme no combate à propagação de notícias falsas relacionadas às instituições, à urna eletrônica, ao próprio TSE e aos ministros da Corte, sem tolerar ataques por parte de candidatos e eleitores.

Em discursos realizados no TSE e no Supremo Tribunal Federal, Moraes prometeu mandar para a cadeia quem atentar contra as eleições.

























