Na manhã dessa quarta-feira, dia 16, a reportagem da emissora foi comunicada sobre um animal que estaria morto às margens da rodovia ERS 324, entre os trevos da Plantasul e o de acesso Sul, no município de Ronda Alta.
Ao chegar no local foi constatada a morte do animal, possivelmente por atropelamento. A Jaguatirica de aproximadamente 8 a 10kg estava no acostamento da rodovia.
Saiba mais sobre o animal:
A Jaguatirica é um felídeo de porte médio, com 72,6 a 100 centímetros de comprimento e peso entre 7 e 15,5 quilos. O padrão de coloração da pelagem é muito semelhante ao do gato-maracajá (L. wiedii), mas a jaguatirica é maior e possui a cauda mais curta. É um animal solitário, noturno, territorial e os machos possuem territórios que se sobrepõem sobre os de várias fêmeas. Alimenta-se principalmente de roedores, mas também de animais de porte maior como ungulados, répteis, aves e peixes. Caça à noite, formando emboscadas. Alcança a maturidade sexual entre 26 e 28 meses de idade, e as fêmeas dão à luz geralmente um filhote por vez, com cerca de 250 gramas. Geralmente, filhotes nascem a cada 2 anos. Em cativeiro, a jaguatirica pode viver até 20 anos, o dobro da sua longevidade no estado selvagem.
Fonte: wikipedia.org
Fonte: Rádio Máxima FM/Foto: Eduardo Colussi
Foto: João Carlos Medau – Flickr