O acusado de matar à tiros o ciclista Matheus Henrique de Morais, foi condenado pelo tribunal do júri de Passo Fundo hoje (15).
O julgamento iniciou ás 9h em júri popular, sendo que sentou no banco dos réus o acusado Amim Diego dos Santos Kuhn, 20 anos.
Ele confessou, em março de 2021, ter matado à tiros o ciclista Matheus Henrique de Morais após uma briga de trânsito.
Passado praticamente um ano do ocorrido, Amim Diego dos Santos Kuhn, que é morador de Passo Fundo, foi julgado e condenado a 14 anos de prisão em regime fechado por dois crimes, sendo homicídio (12 anos) e porte ilegal de arma (2 anos). Ele foi recolhido ao presídio imediatamente.
O Júri foi presidido pela Juíza Rosali Terezinha Chiamenti Libardi.
O Caso
No dia do crime o ciclista Matheus foi encontrado caído sem vida ao lado da bicicleta, com sinais de tiros, ás margens da ERS 153, trecho Passo Fundo a Ernestina.
A investigação teve início imediato e no dia 29 de março o crime foi elucidado e o acusado preso.
A prisão ocorreu durante patrulhamento na Rua José Brisolo, n° 140, na Vila Jardim. Segundo informações, uma guarnição da Brigada Militar prendeu um homem, identificado como Amim Diego dos Santos Kuhn, de 19 anos na época, após abordagem do indivíduo no local.
O homem tinha um mandado de prisão em seu desfavor, já que policiais civis estavam conduzido uma investigação contra ele no caso do ciclista morto. De acordo com a Polícia Civil, Amim Diego dos Santos Kuhn confessou ser o autor e responsável pela morte de Mateus Henrique de Morais.
Conforme a titular da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), delegada Daniela de Oliveira Minetto, a polícia trabalhou desde o primeiro instante que soube do crime.
A informação de uma testemunha, que repassou a placa do veículo suspeito de ter praticado o crime, foi fundamental para o desfecho do caso.
A partir desta informação, a equipe chegou até o autor do assassinato.
Amim se apresentou na semana seguinte do crime na DHPP, confessando a autoria do crime, porém a delegacia precisava encerrar o inquérito e havia a suspeita da participação de mais uma pessoa no crime, o que não se confirmou. Hoje pela manhã o mandado de prisão foi expedido e o jovem preso no início da tarde.
De acordo com a delegada, logo após o crime, no dia 14 de março, o assassino retornou para casa e revelou o crime para um amigo. O motivo do assassinato foi uma briga de trânsito. O autor é usuário de crack e estaria sob efeito de droga e álcool no momento do crime.
Conforme a delegada, Amim Diego dos Santos Kuhn, estava de motocicleta e confessou ter assassinado Mateus Henrique Moraes.
O assassino revelou que no dia do crime ele “tirou um fino” (passou próximo) ao ciclista e a vítima teria feito um gesto obsceno e xingado o motociclista.
Amim viu a reação do ciclista pelo retrovisor da moto, fez o retorno, onde iniciou-se uma discussão. Durante a discussão o criminoso descarregou um revólver na vítima, matando o ciclista no local.
A Policia Civil acredita que essa realmente foi a motivação do crime, sendo que vítima e autor não tinham nenhum vínculo e nada que pudesse motivar uma ação violenta como essa.
Amim Diego dos Santos Kuhn era usuário de droga e tinha algumas passagens pela polícia, ainda quando adolescente.