Search
sábado 23 novembro 2024
  • :
  • :

Passarela para anfíbios: em entrevista à Planalto News, biólogo defende a importância da construção

Após a conclusão das passagens subterrâneas para a fauna na Rota do Sol (ERS-486), em Itati, no Litoral Norte gaúcho, estão sendo construídas cinco estruturas aéreas no local. Executadas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, estão sendo instaladas travessias com equipamentos para proteção à fauna existentes no segmento da Reserva Biológica Mata Paludosa e compõe um complexo inédito no país voltado à travessia de anfíbios.

O assunto tem repercutido bastante entre os gaúchos, até mesmo com o valor dos investimentos. São cerca de R$ 2 milhões investidos nas ações de proteção à fauna na rodovia. Os equipamentos foram propostos pela empresa Biolaw Consultoria Ambiental.

Entre biólogos a construção também repercute. O Departamento de Jornalismo da Rádio Planalto News entrou em contato com o biólogo Adriano Souza da Cunha, mestre em Ecologia e proprietário da Biolaw, consultoria ambiental, contratada em 2017 pelo Daer para um estudo de monitoramento de fauna na Rota do Sol.

Muitas pessoas teceram comentários até mesmo nas redes sociais sem conhecer como está sendo implementado o projeto. Segundo ele, os especialistas encontraram um cenário rico em espécies animais e uma floresta úmida e alagadiça em períodos de inverno. Essas características são ideais para determinadas espécies de anfíbio, que só existem neste local.

Adriano falou ao programa Comando Popular, apresentado por Cristian Queiroz.

OUÇA A ENTREVISTA (áudio)

Leia Também

Radio Planalto




error: Content is protected !!