Search
sexta-feira 22 novembro 2024
  • :
  • :

Memorias de Sarandi – Pegadas na Rocha- Humberto T Paris.

MEMÓRIAS DE SARANDI 67
Época: Década de 1960
Humberto Tesser Paris
PEGADAS NA ROCHA
Nas terras dos Tonello, o rio Bonito apresenta um trecho em que a rocha maciça aflora acima da água, formando uma pequena corredeira. Ali costumávamos brincar nas pedras, mas havia uma curiosidade que chamava atenção. Tem uns buracos na rocha, em forma cilíndrica, que se assemelham a pegadas de algum animal como o boi por exemplo. A ingenuidade e a falta de conhecimento nos levava a imaginar que um boi pisou no barro que, com o tempo, havia petrificado.
Na faculdade eu estudei sobre rochas e sua formação, então me veio à lembrança aqueles buracos. Cheguei a conclusão que nossa imaginação de criança era infundada. Eu não retornei mais ao local para verificar, já com um pouco de conhecimento e ver que tipo de rocha é. Acredito que seja uma rocha formada por lava vulcânica. Agora, aqueles buracos cilíndricos são intrigantes. Quem sabe sejam pegadas de algum animal pré-histórico que foi pego pela lava? Isso carece de um estudo por alguém que tenha conhecimento sobre o assunto. Enquanto isso, a imaginação e o mistério continuam.
A foto obtida no grupo Sarandienses no Mundo é meramente ilustrativa e pode ter sido tirada lá no Bazanella, que fica próximo ao local citado acima. Nela aparecem as mães Lurdes Sprandel, Eleda Castelli, Ceriotti, Luci Palastrelli e muitas crianças.



error: Content is protected !!