Presidente eleito chamou de “terroristas” aqueles que participaram dos distúrbios no Congresso dos EUA
O presidente eleito Joe Biden acusou Donald Trump nesta quinta-feira, um dia após a invasão do Capitólio por manifestantes pró-Trump, de desencadear “um ataque total” contra as instituições democráticas e causar um dos “dias mais sombrios” da história dos Estados Unidos.
“Ele desencadeou um ataque total às instituições de nossa democracia desde o início”, declarou Biden. A tomada do Congresso na quarta-feira foi “um dos dias mais sombrios da história de nossa nação”, acrescentou, chamando de “terroristas” aqueles que participaram dos distúrbios.
VEJA TAMBÉM
- – Apoiadores de Trump invadem Capitólio e caos no Congresso deixa quatro mortos
- – Legisladores denunciam tentativa de “golpe” nos EUA após invasão do Congresso
- – Deputados democratas circulam resolução pelo impeachment de Trump
- – Isolado e com raiva, Trump é evitado por funcionários da Casa Branca
- – Nancy Pelosi pede destituição de Trump por “ato de sedição”
O próximo presidente americano, que deve assumir a Casa Branca em 13 dias, acusou as autoridades de terem tratado os apoiadores de Trump com mais condescendência que os participantes dos protestos antirracistas que foram dispersos à força no ano passado em Washington.
“Se tivesse sido um grupo do (movimento antirracista) Black Lives Matter o que protestava ontem, teria recebido um tratamento muito diferente do que recebeu a turba de bandidos que invadiu o Capitólio”, afirmou Biden. “Todos sabemos que isso é verdade e é inaceitável”, acrescentou.