Pasta alertou para a importância da manutenção do isolamento social para evitar sobrecarga do sistema no país
De acordo com ele, no momento, todos os Estados da federação encontram-se abastecidos com equipamentos. No entanto, ressaltou a importância de manter o isolamento social para manter a regulação, citando que as medidas de hoje só serão sentidas daqui a 14 dias.
Mandetta criticou a organização da produção dos equipamentos de saúde. “Esse vírus questiona a maneira como a sociedade se organizou”, apontou. Também em função dos problemas de logística, o ministro da Saúde recomendou que as pessoas façam as suas próprias máscaras, para sair na rua em caso de necessidade extrema, como idas ao mercado e a farmácias. “Pode funcionar bem como barreira ao vírus.”
Um estudo alertou para a falta de leitos e de equipamentos de EPI ainda para o mês de abril. De acordo com a publicação, isso ocorreria perto do dia 21 deste mês. A pasta garantiu que segue trabalhando para evitar a subida da curva de contágio e internações por coronavírus.
Sem risco de desabastecimento
Se o risco de desabastecimento preocupa o Ministério da Saúde, uma possível falta de alimentos não preocupa a pasta da Agricultura. Também na coletiva, a ministra Tereza Cristina afastou o risco de desabastecimento e garantiu que os pequenos produtores continuam a produzir. O Governo Federal segue trabalhando para garantir o funcionamento normal das Centrais de Abastecimento nos Estados.