Período de 06 a 20 de Maio de 2019.
Em 06 de Maio, por volta das 09h45, a patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina na área central; abordou, identificou e prendeu o indivíduo C.D.S.D.M., o qual estava na situação de procurado pela justiça; este foi encaminhado ao presídio de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
Mais tarde, por volta das 09h50, outra patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina na área central; abordou, identificou e prendeu o indivíduo D.M.M., o qual estava foragido do sistema penitenciário; este foi encaminhado ao presídio de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
Na data de 07 de Maio, aproximadamente 19h40, a patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento de rotina na área central; abordou, identificou e prendeu o indivíduo P.R.Z., o qual estava foragido do sistema penitenciário; este foi encaminhado ao presídio de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
Na dia de 08 de Maio, por volta das 04h00, a patrulha da Brigada Militar foi informada pela vítima, que haviam furtado seu veículo VW/ Gol 1.0 cor prata, de placas HKE 1E55; durante as buscas o mesmo foi encontrado no bairro Cidreira, sendo tripulado por dois indivíduos; um deles efetuou disparos de arma de fogo em direção à patrulha, sendo revidado a injusta agressão pelos policiais militares; os indivíduos fugiram do local no meio de um matagal não sendo possível suas prisões; o veículo foi recuperado e encaminhado à delegacia de polícia civil, onde foi efetuado o registro da ocorrência.
Já em 09 de Maio, em torno das 02h00, a patrulha da Brigada Militar deslocou até uma residência na Rua Padre Pedro Rigo, Vicentinos; onde uma vítima informava que seu veículo havia sido arrombado e do interior foi furtado 01 rádio veicular, 02 auto falantes das portas do carro; foram efetuadas buscas mas nada foi encontrado, o registro foi efetuado na polícia civil.
Pela manhã do mesmo dia, por volta das 08h20, a patrulha da Brigada Militar foi solicitada a comparecer em uma residência na Rua Aparício Machado, Vicentinos; onde um homem havia sido agredido por um parente e encontrava-se bastante alterado; uma equipe da SAMU esteve no local e conduziu o mesmo ao atendimento médico; foi constatado porém, que a vítima era foragido do sistema prisional, sendo que após o atendimento médico D.M.M. foi encaminhado ao presídio de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
Em 10 de Maio, por volta das 18h30, a patrulha da Brigada Militar compareceu em uma residência na RS 404, Km 01; onde a mesma havia sido arrombada e de seu interior foi furtado 01 correntes de ouro, 01 anel de ouro, 01 relógio marca Magnus, 02 pares de tênis de marca Nike, 01 talão de cheques banco Sicredi em nome de Cristiano Serrano e 01 folha de cheque banco Sicredi pertencente à uma indústria de moveis; foram efetuadas buscas porém sem êxito, já o registro foi encaminhado à polícia civil.
No dia seguinte, em torno das 19h10, um senhor compareceu no quartel da Brigada Militar a fim de efetuar registro de ocorrência policial; o mesmo informou ter sido ameaçado e agredido no interior de um bar na Avenida Duque de Caxias, Centro; afirmou que o autor foi um vizinho seu e que só não havia sido mais grave, pois pessoas que estavam no local o socorreram; o registro da ocorrência foi encaminhado para a polícia civil.
Na data de 12 de Maio, aproximadamente 10h00, a patrulha da Brigada Militar foi informada por um taxista que ao realizar um deslocamento para duas mulheres, as mesmas não pagaram a corrida e ainda lhe furtaram 01 aparelho celular marca LG K10; o registro foi remetido à polícia civil.
Em 14 de Maio, por volta das 07h30, a patrulha da Brigada Militar atendeu um acidente de veículo com danos materiais, o qual se deu na Avenida Expedicionário, Centro; envolvendo os veículos GM/ Classic de placas ITY 0G26; VW/ Gol de placas AFM 0302; Ford/ Verona de placas CED 9045; Fiat/ Tempra de placas IFA 3318 e Toyota/ Hylux de placas FLK 3576.
Na mesma data compareceu no quartel da Brigada Militar uma vítima, registrando ameaças que havia sofrido da parte de um ex-funcionário; o registro foi encaminhado à polícia civil.
Já na madrugada do dia 19 de Maio, em torno de 04h30, a patrulha da Brigada Militar deslocou até uma residência na Rua Bandeirantes, Centro; local onde um casal havia entrado em desentendimentos; a vítima não desejou efetuar o registro de ocorrência e foi devidamente orientada.
No dia 20 de Maio, aproximadamente às 21h40, a patrulha da Brigada Militar durante patrulhamento rotineiro abordou e identificou um transeunte, sendo que foi constatado que havia contra o mesmo um mandado de prisão em aberto no sistema; M.A.V. foi conduzido à delegacia de polícia civil e logo após, ao presídio estadual de Sarandi, onde permaneceu à disposição da justiça.
Veículos autuados no período:
GM/ Classic de placas ITY 0G26: pelo condutor dirigir o veículo sem ser devidamente habilitado.
A BRIGADA MILITAR ORIENTA:
Cuidado com as ofertas “milagrosas” de dinheiro
Quando a oferta é demais, desconfie. Ninguém vai sair pela rua oferecendo dinheiro a troco de nada ou quase nada. A arma do estelionatário é o poder de convencimento, a persuasão. Abaixo, algumas dicas para ficar longe das tentativas de golpistas:
FALSO SEQUESTRO: A vítima recebe uma ligação, do outro lado da linha alguém diz que está em poder de seu filho e exige dinheiro para libertá-lo; a pessoa não pode se apavorar, devendo fazer contato com a suposta vítima do sequestro. Outra dica: peça para o “sequestrador” perguntar ao “sequestrado” algo que só ele saiba, como o nome do seu cachorro, o número do seu celular, time de futebol preferido.
CARRO QUEBRADO: O estelionatário se passa por parente ou conhecido da vítima, dizendo que está com o carro quebrado e que precisa de dinheiro para o guincho ou para pagar o mecânico. Acreditando que o parente ou conhecido está com dificuldades, a vítima realiza o depósito bancário ou ainda coloca crédito de celular para supostamente realizar contato com a seguradora.
ENVELOPE VAZIO: Típico golpe realizado em transações comerciais, como na compra e venda de produtos (por exemplo, carros e celulares). O estelionatário faz a compra de determinado produto, realizando o pagamento via depósito em um envelope sem o dinheiro; ele apresenta o suposto comprovante de pagamento, a vítima entrega o produto, descobrindo mais tarde que sofreu um golpe, pois o envelope estava vazio. Dica para não cair neste golpe: confirme junto à instituição financeira se o valor depositado foi devidamente descontado ou se está bloqueado; se estiver bloqueado, trata-se de golpe.
CONFIRMAÇÃO DE DADOS: O estelionatário liga para a vítima passando-se por funcionário de determinada empresa, dizendo que precisa que a vítima confirme alguns dados para fins de atualização do sistema; a vítima passa os dados e o estelionatário os utiliza para transações comerciais em nome da vítima. Dica para não cair neste golpe: nunca passe seus dados por telefone.
FALSA CASA DA PRAIA: Típico golpe realizado no final de ano; o estelionatário coloca anúncio em algum site, ofertando uma casa para alugar na praia, com fotos e preço atrativo; a vítima entra em contato com o estelionatário, dá uma entrada (sinal) e depois o estelionatário some. Para não cair no golpe, não alugue um imóvel de quem não é profissional na área (corretor de imóveis).
TORPEDO PREMIADO: A vítima recebe mensagens de celular informando que ganhou um prêmio; ela entra em contato com o número e acaba colocando crédito para algum número de celular ou mesmo depositando dinheiro em determinada conta. Os estelionatários também utilizam nomes de programas de televisão para enganar as vítimas.
BILHETE PREMIADO: Caso apareça alguém com um bilhete de loteria premiado, desconfie; é um golpe muito comum; o golpista diz que está precisando de dinheiro de maneira rápida, e, com a ajuda de outras pessoas (também estelionatários), enganam a vítima, que por sua vez dá uma quantia em dinheiro e fica com o suposto bilhete, que de premiado não tem nada.
SANDRO JACOBI FERREIRA
1º Sgt – Setor de Comunicações 3ªCia